Café Econômico

A briga pelo controle dos juros

Haddad afirma que não irá falar sobre meta de inflação no CMN

Hoje Haddad participará de evento promovido pelo BTG as 09h e deve abordar mais sobre essa disputa política sobre meta de inflação. O PT parece que está fazendo um teatro das tesouras dentro do próprio governo. Enquanto o Lula sai para o combate gerando instabilidade, Haddad, que a poucas semanas atrás era rejeitado pelo mercado agora vê a estratégia do partido tentando o tornar um cara equilibrado pró-mercado enquanto Lula bate, e Haddad assopra. Será que cola?

Lula disse que se “dois não quer, um não briga”, quando falou sobre a Guerra da Ucrânia e Russia, mas parece que isso não serve aqui. Campos Neto, foi conciliador e moderado ao falar dos juros futuro, mas o PT quer briga. Gleisi, presidente do partido, não passa um dia em branco sem criticar o Banco Central e ontem foi lançada a Frente Parlamentar contra o Juros Alto.

Aumento do mínimo sem ajuste de tabela de IR

Governo estuda várias medidas para aumentar o mínimo para R$1.320 mas se não reajustar a tabela de IR quem ganha dois salário começará a pagar imposto de renda mais forte, podendo quase, chegar na segunda faixa de 15% nos casos de mínimo comercial, que é um pouco acima do salário mínimo definido pelo governo.

Governadores cobram de Lula repasse de ICMS

Governadores estão cobrando de Lula, repasse da redução do ICMS do combustível. Quem está comandando essa missão é o governador do PI, Rafael Fonteles (PT) e disse que espera uma solução até março, com estados perdendo R$45 bilhões.

EUA: inflação dentro do esperado deve levar juros a 5%

Ontem saiu o indicador de inflação dos EUA e veio em 0,5% dentro do esperado, mas aumentou as apostas de que os juros por lá devam ficar em 5% ao ano. Segundo o FED, não há expectativa para queda (ainda).

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.