Café Econômico

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A crise energética no planeta

Crise energética no mundo eleva preço do petróleo e risco inflacionário, Reviravolta na Reforma Tributária com a PEC 110, Presidente do BC disse que fará de tudo para segurar a inflação e Risco de shutdown nos EUA faz bolsas caírem no mundo todo

Política: 

Crise energética assola o mundo. O petróleo cotado a US$ 82,16 o barril, já superou as máximas de 2019 e ruma a máxima de 2018 a US$ 86,60 não tem uma expectativa de queda rápida. Mesmo a OPEP sinalizando que vai aumentar a produção em 400 mil barril dia, nada além do que já vem fazendo e mesmo assim a commodity não para de subir.  

Como o combustível ainda é muito utilizado nas matrizes energéticas da Europa e Ásia uma elevação do preço da energia em momento de recuperação econômica pode dar um freio no crescimento.   

Uma reviravolta na Reforma Tributária. Ontem o Roberto Rocha apresentou a PEC 110 uma alternativa a reforma tributária onde cria as mudanças no IR, um novo REFIS e unifica os impostos em duas categorias, os federais CBS (PIS e COFINS) e o IBS (ICMS e ISS) que são estaduais e municipais.  

Economia: 

Em duas lives Roberto Campos Neto foi categórico, o problema que a Economia Brasileira enfrenta para melhorar é o risco do calote nos EUA se não elevar o teto e a dívida, a instabilidade na China com o risco de uma bolha imobiliária, caso Evergrande, somando os problemas nacionais como a dívida pública brasileira que cresce e o governo querendo aumentar os auxílio brasil sem ter uma fonte clara de receita.  

Segundo o RNC nunca tivemos tantos ataques a inflação ao mesmo tempo e que vai colocar a SELIC aonde for preciso para ancorar a inflação e por isso não irá ajustar a meta para 2022.  

Hoje as 09h teremos produção industrial no Brasil e as apostas ainda são incertas, vão de -1,2% a 0,70% para agosto. Em julho teve queda de de 1,3% 

Relatório FOCUS ontem aposta em um inflação em 2021 fechando em 8,51% e 4,14% em 2022, com a SELIC na casa dos 9%.  

Internacional: 

O dia de ontem teve como stress principal os EUA, onde Biden em declaração disse não descartar o risco de calote, caso o teto não seja estendido pelo senado até sábado. Os Republicamos acreditam que o governo já gastou demais e precisa de um freio. Vale lembrar que esse é o modus operantis do congresso nos EUA, durante o governo Trump isso aconteceu várias vezes só que no sentido oposto. 

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.