Economia:
Governo lança pacote de bondades para tentar melhorar a economia. Vamos entender os fatos. A economia terá um PIB baixo, porque a taxa de juros está alta, que por sua vez é o remédio contra uma inflação alta, que foi gerada por excesso de gastos do governo. Ou seja, o governo agora quer gastar mais, para amenizar o efeito da retração do PIB que teve como origem seu excesso de gastos. Enquanto o brasileiro não entende a economia fica feliz em tomar agua com açúcar. Vamos aos detalhes do pacote:
- Antecipar 13 salário de aposentados e pensionistas
- Saques extraordinários de até R$1 mil do FGTS
- Oferta de microcrédito digital
- Ampliação da margem de empréstimo consignado
As 08h teremos prévia do IGP-M e desemprego que deve subir para 11,3% comparado com o trimestre anterior que era 11,1%
Com a declaração do COPOM sobre a taxa de juros e cenário ambiguo, ou seja, pode ser bom ou rim, o mercado ficou com a versão mais otimista. Acredita que a SELIC deve subir, mas não deve passar dos 13%.
Bolsonaro informou ontem que a Aneel vai retirar a bandeira de escassez hídrica a partir de abril.
Internacional:
Passamos a semana com uma boa expectativa de que a guerra estaria perto do fim, mas não é bem isso que vem acontecendo. O porta voz do Kremlin negou relatos de “grandes avanços” nas negociações e Secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse que não há evidências de Putin irá recuar e acredita que irá usar armas químicas e depois culpar a Ucrânia. Moscou disse que a Ucrânia estava desenvolvendo armas químicas na fronteira coma Russia com ajuda dos EUA e prometeu mostrar provas hoje na ONU.
Biden chamou o Putin nessa quinta de “ditador assassino e bandido, que faz uma guerra imoral. Moscou qualificou como inaceitável. Hoje o presidente americano terá uma conversa com Xi Jinping na tentativa de esclarecer qual o posicionamento da China nessa guerra e influência que exerce na Rússia, deixando claro que o país asiático poderá ser responsabilizado por apoio a Rússia.
O secretário geral da Otan disse que a aliança está unida e aumentou sua defesa no leste europeu.
Com todo esse cenário de conflito, o petróleo voltou a subir forte nessa quinta, quase 9%
Petrobras perde movimento de alta do combustível e cai -2,66% com medo da ingerência do presidente. O mercado já viu esse cenário antes, Bolsonaro colocando presidente da Petrobras na fritura e agora está desgastando o general Luna e Silva para acabar com a paridade do petróleo internacional.
Bolsonaro em sua live ontem, disse que mesmo se quiser, não pode trocar o presidente, mas na prática um plano está sendo montado para isso. A ideia é não indica-lo para conselho da estatal que obrigatoriamente precisa ter seu presidente no conselho. Ou seja, uma manobra para destituí-lo do cargo.
Japão na contramão do mundo, deve manter a taxa de juros negativa em -0,1% sendo a meta para 10 anos em zero. O país asiático ainda não sentiu inflação substancial.