Café Econômico

A PEC dos Gastos adiada

Câmara adia votação da PEC dos Gastos

O Brasil não é para amadores. O STF não “colaborou” com a Câmara com o Orçamento Secreto, tendo a Rosa Weber como relatora dizendo que o ato é inconstitucional, aí, de repente rolou uma indisposição da Câmara em votar a PEC dos Gastos, na tentativa do Executivo pressionar o judiciário para colaborar na aprovação da permanência do Orçamento.

Os deputados, que não são bobos, já aprovaram a toque de caixa, com ampla maioria um ajuste na lei das estatais para facilitar a mudança de executivo na companhia e aumento do orçamento com marketing, saindo de 0,5% para 2%. Com isso os deputados voltam a ter acesso a dinheiro de estatais e torrar dinheiro público. O pior da velha política está de volta.

Alexandre: “Ainda terá muita multa e prisão”

O Ministro do STF e Presidente do STE, em evento ontem deixou claro, com tom irônico e de risadas, que “ainda tem muita gente para prender e muita multa para aplicar”. E deu 48 para o governador do DF e Ministro da Justiça para detalhar as medidas das forças de segunda para conter atos de vandalismo em Brasília na segunda.
O ministro já passou de todos os limites e se sente imperador do Brasil, e o que é mais surpreendente, que quem deveria fazer algo, não está fazendo absolutamente nada.

Política Econômica: tá ruim, mas pode piorar

O mercado financeiro e o brasileiro é surpreendido um dia após o outro com uma notícia pior que a outra. Durante o jogo da Copa do Mundo que o Brasil perdeu, Lula nomeia um socialista para o ministério da Economia, em seguida nomeia Mercadante para assumir o BNDES que poderá usar nosso dinheiro para financiar obras e ditadores comunistas na América Latina, e depois o congresso aprova com ampla maioria a lei que fragiliza as estatais acabando com medidas que garantiriam um crescimento sustentável agora reduzindo-as a meros cabides de emprego. O volume ontem na bolsa foi absurdamente alto, R$ 81 bilhões, bem acima da média que gira me torno de 30 bilhões.

Mais um mês de resultados ruins na china pós COVID

A política do COVID zero vem derrubando a economia chinesa, que além da política autoritária do COVID, sofre com menor consumo da Europa em guerra. Em novembro, os números decepcionaram mais uma vez, com produção industrial caindo 5%, e queda nas vendas a varejo de 5,9%.

Juros nos EUA sobe e deve ficar alto por mais tempo

Nada de novo ontem, mas ao mesmo tempo, pegou o mercado de “surpresa”. O Powell foi bem claro, subiu o juros em 0,50% e disse: “Estamos chegando perto dos juro que consideramos suficientemente restritivo”, mas ao mesmo tempo disse que não vê espaço para quedas no curto prazo e que ficará por um “período prolongado”. Nada de novo, mas o mercado insiste em acreditar na suas próprias previsões otimistas que o juros cairá logo.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.