Café Econômico

Andando em círculos

Sai primeira prisão da CPI e aumenta tensão com as forças armadas, Popularidade de Bolsonaro cai em mais pesquisas, Voto impresso, Reforma tributária e mais.

Política: 

Depois de tantos depoimentos contradizendo o ex-diretor de logiśtica Robeto Ferreira Dias, a tensão aumenta, ele é acusado de mentir na CPI e tem mandato de prisão anunciado 

Tensão piora quando senadores afirmam que há uma parte ruim dentro das forças armadas e que a parte boa deve estar envergonhada. É uma acusão forte a quem sempre tentou se distanciar da política (Forças Armadas). Presidente do Senado Rodrigo Pacheco, tenta acalmar os ânimos e esfriar a tensão. 

Mais pesquisas saíram no dia de ontem mostrando que a popularidade do presidente vem caindo. Associado a escândalos de corrupção, falta de gestão na crise do COVID, criticas incessantes em todos os canais de mídia e depois da guinada populista de Guedes até os tendenciosos a direita estão instáveis. 

o DataPoder360 mostrou rejeição contra Bolsonaro em 56% e Lula de 36% Em quase todas as simulações Bolsonaro perderia, mas uma coisa é 2021 outra é 2022. 

Mesmo depois de acordo entre líderes do congresso já acertarem de não avançarem com o voto impresso, tema irá para votação hoje na Câmara. Assunto é polêmico mas deve ser suprimido. 

Economia: 

Guedes e sua reforma do Imposto, voltou a declarar ontem que não abre mão da tributação dos Dividendos para honrar o Bolsa Família turbinado. Empresários e mais de 120 entidades corporativas entregam pedido ao congresso para adiar essa discussão da reforma tributária. Segundo levantametno, custo médio de imposto das empresas é de 34% atualmente e iria para 43,2%.  

IPCA deve vir ligeiramente mais baixo 0,59% do que veio em maio 0,83% apesar do acumulado de 12 meses ainda ficar alto, na casa de 8,50% mas aumento da energia elétrica, aumento do combustível deve fazer ele subir ainda mais no segundo semestre. 

Internacional: 

Christine Lagarde anuncia as 09:30h revisão da meta de inflação para ligeiramente abaixo de 2% 

Nos EUA, o FED manteve a política que sempre veio falando a meses, de que irá manter os estímulos da economia e inflação lá ainda nao gera desconforto, pois seria pontual.    

Bovespa: 

Bolsa segue instablidade, subiu forte porque acomponhou o mercado internacional mas cenário nacional, principalmente reforma tributária puxa papeis de grande peso no IBOV, como setor bancário para baixo. 

Dólar 

Moeda caiu com cenário internacional, quanto mais estímulos lá fora, juros baixo, mais o Brasil fica atrativo para investidores especuladores.  

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.