Café Econômico

Aumenta os casos da Variante Delta e Greve dos Caminhoneiros Hoje

Ciro Nogueira pode ser o novo ministro da Casa Civil, Greve dos caminhoneiros deve ocorrer em pelo menos 9 estados hoje, IPCA-15 acima do esperado pega mercado de supressa e Variante Delta aumenta casos de COVID nos EUA e Europa

Política: 

Ciro Nogueira, do PP, antecipou as férias que passava no México para conversar com o presidente. Possível convocação para ministro da casa Civil está em linha com os agrados ao Centrão. Governo estuda reativar mais um ministério, do Planejamento e tirar poderes extras de Guedes.  

ANTB (Associação Nacional de Transportes do Brasil) apoia paralização de caminhoneiros no dia de hoje. Não deve ter uma forte adesão, mas pode ocorrer bloqueios em várias rodovias ao longo do país. Reinvidicação é sobre: piso mínimo do frete, fim da política de preços da Petrobras, unificação do ICMS do óleo Diesel e anulação das multas de 2018.  

Economia: 

IPCA-15 veio na sexta 0,72% acima do esperado que era 0,65% com o principal motivo a alta da energia que subiu de 3,85% para 4,79%. O que ajudou um pouco foi a queda do combustível e saúde.  

O acumulado do IPCA-15 em 12 meses subiu para 5,29% contra 4,8%. Com isso os juros futuros sofreu pessão maior com alta de 1 pp em agosto.  

Internacional: 

Casos de COVID voltam a aumentar na Europa e EUA, com justificativa da variante Delta principalmente nas cidades e população que as pessoas optaram por não vacinar. O governo contra-ataca na Europa e alguns países começam a exigir o passaporte sanitário. Na itália, cafés e pubs passarão a exigir ou teste negativo, ou confirmação de vacinação. Na França, medida deve ser extendida para metrôs. Manifestaçõs no mundo todo em busca de liberdade avançam contra a exigência da vacina.  

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.