Aumento de contaminações por Covid-19 agita economias

Notícias sobre a eficiência da CoronaVac e o bom desempenho das ações correlacionadas à commodities fez com que o Ibovespa encerrasse a semana nos 125.706 pontos com alta de 5,09%.

No cenário internacional, após a ligação de Trump para o secretário de estado da Geórgia fazendo pressão para que o resultado das eleições no estado fosse revertido e a ligação vazar, o partido Democrata confirmou a 50ª cadeira no Senado, então em caso de empate, o voto decisivo seria da Vice-Presidente democrata, Kamala Harris.

O fato resultou na invasão ao centro do poder Legislativo nos EUA (Capitólio), feita pelos apoiadores de Trump, o tumulto resultou na morte de 5 pessoas.

Os Democratas passaram a estar no controle não só da Presidência, mas do Congresso estadunidense também. O que torna possível que um pacote adicional para a economia seja aprovado e por esta razão os investidores se mantém atentos.

O Dólar encerrou a semana com alta de 4,4%, fechando em R$ 5,42.

Mitch McConnel, líder da maioria republicana no Senado, relutou ao aumento do pacote de estímulos atual, de US$ 900 bilhões.

Joe Biden, anunciou na sexta-feira (08/01) que tem a intenção de aprovar um pacote de estímulos com valor na casa dos “trilhões de dólares”. Terça-feira (12/01) Biden deverá comunicar formalmente seus planos com maiores informações. Ele deverá assumir no dia 20/01.

Ontem (10/01) a presidente da Câmara Nancy Pelosi, afirmou que Trump é uma ameaça urgente à nação.

Continuam sendo feitas tentativas de destituição de cargo de Trump. A Câmara, formada por democratas em maioria, deverá fazer a aprovação de uma resolução não vinculante levando o vice Mike Pence a invocar a 25ª emenda constitucional, que prevê que o vice-presidente deve assumir o controle da Presidência no caso de o presidente ser incapaz de executar suas incumbências.

Pelosi anunciou que Pence deverá responder em até 24 horas. Não havendo mobilização por parte do vice-presidente, o processo de impeachment deverá ser iniciado. Mas para isto, congressistas republicanos precisarão dar apoio aos democratas.

Jean Castex, primeiro-ministro francês anunciou que a vacina desenvolvida pela farmacêutica Moderna deverá chegar ao país nesta segunda (11/01), conforme a agência internacional de notícias Reuters. O governo atualmente aplica a vacina desenvolvida pela parceria entre Pfizer e BioNTech, contudo devido a velocidade do processo de vacinação vem sendo alvo de críticas.

Nesta semana o IPCA de dezembro, a pesquisa mensal de serviços (PMS) e do comércio (PMC) serão as principais divulgações.

Os dados de inflação (CPI e PPI) e de produção industrial das economias predominantes serão os destaques no exterior.

Não deixe de acompanhar o Café Econômico em nosso canal do YouTube para se manter atualizado durante a semana. De segunda a sexta às 8h20 da manhã.

Bons negócios e conte conosco nos investimentos!