Notícias sobre a eficiência da CoronaVac e o bom desempenho das ações correlacionadas à commodities fez com que o Ibovespa encerrasse a semana nos 125.706 pontos com alta de 5,09%.
No cenário internacional, após a ligação de Trump para o secretário de estado da Geórgia fazendo pressão para que o resultado das eleições no estado fosse revertido e a ligação vazar, o partido Democrata confirmou a 50ª cadeira no Senado, então em caso de empate, o voto decisivo seria da Vice-Presidente democrata, Kamala Harris.
O fato resultou na invasão ao centro do poder Legislativo nos EUA (Capitólio), feita pelos apoiadores de Trump, o tumulto resultou na morte de 5 pessoas.
Os Democratas passaram a estar no controle não só da Presidência, mas do Congresso estadunidense também. O que torna possível que um pacote adicional para a economia seja aprovado e por esta razão os investidores se mantém atentos.
O Dólar encerrou a semana com alta de 4,4%, fechando em R$ 5,42.
Mitch McConnel, líder da maioria republicana no Senado, relutou ao aumento do pacote de estímulos atual, de US$ 900 bilhões.
Joe Biden, anunciou na sexta-feira (08/01) que tem a intenção de aprovar um pacote de estímulos com valor na casa dos “trilhões de dólares”. Terça-feira (12/01) Biden deverá comunicar formalmente seus planos com maiores informações. Ele deverá assumir no dia 20/01.
Ontem (10/01) a presidente da Câmara Nancy Pelosi, afirmou que Trump é uma ameaça urgente à nação.
Continuam sendo feitas tentativas de destituição de cargo de Trump. A Câmara, formada por democratas em maioria, deverá fazer a aprovação de uma resolução não vinculante levando o vice Mike Pence a invocar a 25ª emenda constitucional, que prevê que o vice-presidente deve assumir o controle da Presidência no caso de o presidente ser incapaz de executar suas incumbências.
Pelosi anunciou que Pence deverá responder em até 24 horas. Não havendo mobilização por parte do vice-presidente, o processo de impeachment deverá ser iniciado. Mas para isto, congressistas republicanos precisarão dar apoio aos democratas.
Jean Castex, primeiro-ministro francês anunciou que a vacina desenvolvida pela farmacêutica Moderna deverá chegar ao país nesta segunda (11/01), conforme a agência internacional de notícias Reuters. O governo atualmente aplica a vacina desenvolvida pela parceria entre Pfizer e BioNTech, contudo devido a velocidade do processo de vacinação vem sendo alvo de críticas.
Nesta semana o IPCA de dezembro, a pesquisa mensal de serviços (PMS) e do comércio (PMC) serão as principais divulgações.
Os dados de inflação (CPI e PPI) e de produção industrial das economias predominantes serão os destaques no exterior.
Bons negócios e conte conosco nos investimentos!