Vendas a varejo pode animar o mercado nacional
Hoje as 09h sai o resultados de vendas a varejo que deve apresentar melhora no indicador, reforçando o crescimento de julho e aumentando ainda mais a expectativa de um PIB esse ano de 2,5%.
Inflação nos EUA acima do esperado vira bolsa para baixo
Em NY ocorreu ontem uma forte precificação da bolsa por lá depois que o indicador de inflação (0,1%) superou as expectativas (-0,1%) e aumento ainda mais a pressão para que o FED suba o juros em 1 p.p.
Os indicadores já estavam sinalizando isso, mas um excesso de otimismo, achando que a onda de inflação já teria passado, fez com o que o mercado apostasse alto, foi corrigido tudo ontem. Hoje teremos o PPI (Índice de Inflação ao Produtor) que é uma antecipação dos preços aos consumidores, talvez uma queda significativa anime o mercado esperançoso por qualquer notícia boa. A expectativa é de uma deflação -0,1%.
EUA pode impor sansões contra a China no curto prazo
A situação geopolítica no mundo costura um novo capítulo ainda mais complexo. Os EUA tem informação e segurança suficiente para acreditar que a China irá invadir Taiwan e por isso quer impor severas sanções contra o país e quer levar a Europa junto, o que pode piorar ainda mais a inflação e economia no velho mundo.