Café Econômico

Câmara põe seu preço de apoio a Lula

Lula encontra dificuldades para agradar tantos interesses

A situação do futuro governo Lula não está nada fácil. Talvez se eleger foi a mais fácil delas, governar será a mais difícil. Com uma população dividida e sem uma base forte na Câmara e Senado será extremamente governar e já está sentindo as dificuldades. O STF até que está ajudando, votando a inconstitucionalidade do Orçamento Secreto, ontem a votação terminou 5×4 com o objetivo de proibir o orçamento secreto, ainda faltam dois votos, de Lewandowski e Gilmar Mendes. Lula quer o fim do orçamento secreto, mas a Câmara condicionou a aprovação da PEC em troca do Orçamento Secreto, Lei das Estatais, Ministério da Saúde e Cidades além de Estatais e claro, o orçamento secreto.

Lula passará o fim de semana em Brasília tentando acomodar tantos interesses e quanto mais ele agrada o centrão, mais críticas recebe da ala do PT.

A situação é tão grave, que veja o paradoxo. Quanto mais o governo é atrapalhado e não em progresso, melhor o mercado acha fazendo a Bolsa e a esperança subir de que os gastos governamentais em 2023 serão controlados.

Pacheco não coloca em votação Lei das Estatais

Já que o Senado aprovou a PEC, agora é hora de barrar outra medida para pressionar o governo por cargos e benefícios. Pacheco ontem não coloca em votação a lei das estatais dizendo que não está satisfeito com o texto e precisa discutir com líderes partidários. O mercado se agrada da notícia, fazendo a estatais terem leve alta com a notícia, mas não suficiente para recuperar o tombo do dia anterior.

O medo de Mercadante afundar a Economia

Ontem Roberto Campos Neto, eleito o melhor presidente de Banco Central do mundo em 2021, alertou que se o BNDES colocar juros barato no mercado como Mercadante afirma, vai neutralizar a ação do BC com juros elevado e terá que tomar medidas mais extremas e radicais para controlar a inflação.

O Economista chefe do BTG, Mansueto Almeida, disse que “Se não deixar claro qual será a estratégia fiscal para obter superávit e estancar o crescimento da dívida, a Selic pode ficar estável ou cair pouco. A curva de juros de 10 anos já sinaliza SELIC de 13% como se nunca fosse cair”.

Queda forte em Bolsas Americanas com noticia velha

O que venho falando aqui, quase que todos os dias. O juros nos EUA vai permanecer alto por mais tempo do que o mercado gostaria ou prevê, e ontem foi um dia que a realidade voltou a bater na porta. Depois de dias seguidos de alta em um otimismo de falácia, acreditando que o juros irá cair mesmo o presidente do FED dizendo exatamente o contrário, a bolsa americana teve ontem um dos seus piores dias nos últimos meses. O SP500 caiu 2,49%.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.