Café Econômico

Centrão no Controle da Casa Civil e do Dinheiro Público.

Centrão agora comanda a Casa Civil do governo Bolsonaro, Votação da Reforma tributária deve ser adiada novamente e Mineradoras são o destaque do trimestre

Política: 

Ciro Nogueira, Senador do Piauí pelo Partido Progressista, agora é o novo ministro da Casa Civil, cargo que até ontem era ocupado pelo general Ramos.  

Ciro é um dos representantes do Centrão, isso significa que agora o Centrão tem um cargo direto no comando do governo com autonomia para tomar decisões sobre cargos e verbas.  

Por um lado, isso pode apagar o incêndio atual que está em Brasília. Bolsonaro vem sofrendo crescentes ameaças de Impeachment, queda de popularidade, manifestações nas ruas e denúncias graves da CPI. Mas pode ser que tudo isso fique mais distante do presidente porque, dar ao Centrão todo esse poder, está longe de ser algo que estava nos planos de governabilidade do presidente e é simplesmente uma decisão para salvar sua pele. 

Basicamente o que o governo espera é: Ciro, vai lá e resolve essa crise do fundão eleitoral de R$5,7 bilhões que eu vetei e contenha os avanços da CPI. 

Agora, se por um lado o Centrão pode filtrar todo esse ruído político no curto prazo, pelo outro, ficam mais dúvidas para o médio/longo prazo do nosso cenário. 

Como serão os gastos do governo? Quem vai ocupar cargos decisivos? Será que Bolsonaro vai se filiar novamente ao Partido Progressista para sua campanha de 2022? Enfim… É uma história que não tem uma boa perspectiva de como irá acabar.  

Reforma Tributária

As recentes alterações propostas no Imposto de Renda anda não venceram a rejeição do lobby empresarial. Mesmo com uma diminuição da taxação de IRPJ para 12,5%, o imposto de 20% sobre dividendos ainda representaria um aumento de tributos.   

O grande problema é que Guedes não abre mão dessa taxação, pois será ela que financiará o novo Bolsa Família no valor mínimo de R$300,00. 

Ontem, após uma reunião com diversos empresários, pela forma como a reforma está sendo costurada, provavelmente vão adiar a votação da proposta e voltarão o foco para a reforma administrativa. 

Internacional: 

Banco Central Europeu decide manter taxa de juros estáveis a 2% mesmo com a recente alta da inflação no bloco. O aumento da inflação veio junto com o aumento de casos da variante Delta da COVID, o que pode diminuir o processo de normalização dos comércios.  Portanto, uma decisão que favorece e estimula o mercado europeu como um todo. 

O pacote de Infraestrutura de Biden deve avançar até a próxima segunda-feira e ele ainda disse que o pacote não incorrerá em efeito inflacionário. Muito pelo contrário! O pacote tem o potencial de reduzir gargalos que o país enfrenta, como por exemplo mão de obra. 

Inclusive, os EUA estão com dificuldade de contratar determinados trabalhadores porque as pessoas estão procurando novas ocupações e receberem melhores salário. 

Bolsas Internacionais: 

DJ: +0,83% 

SP500: +0,82% 

Nasdaq: +0,92% 

Bovespa: 

Com a possível trégua dos atrito políticos entre o governo e o Centrão, a bolsa ontem subiu novamente. Com fechamento nos 125.929 pontos e alta de 0,42%, a bolsa já recuperou todo o alvoroço de segunda-feira. 

Destaque para as siderúrgicas ontem. Apesar de uma que da de 3% no minério ontem, os dados de crescimento da produção mineral brasileira veio forte, com crescimento de 13% no 2TRI quando comparado ao mesmo período do ano passado. Só parra termos uma ideia, o faturamento do setor como um todo cresceu 101% esse ano. 

Petrobrás mais uma vez acompanhou a alta do Petróleo, que subiu em função de uma queda na previsão de estoques de gasolina e destilados nos EUA. Além da Petro, a Brasken também subiu ontem e subiu forte com o noticiário de que a empresa finalmente seja vendida.  

Dólar 

Com todo esse nosso cenário político possivelmente menos conturbado e com uma queda global no dólar ontem, o real continuou a se valorizar diante da moeda. Ainda de forma muito modesta em relação à alta do dólar de 2,50% da segunda. Ontem o dólar futuro caiu -0,64% fechando a 5,19. 

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.