Lula vai decidir entre MP e PEC da trasnsição
O novo governo quer gastar, e a conta pode chegar a R$400 bilhões o tamanho do furo do teto, o que aumentaria consideravelmente a inflação e nosso endividamento. A MP é mais rápida, mas juridicamente questionável. Já a PEC coloca o governo na mão do centrão (como o anterior). Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, mais alinhado ao PT, disse que não vê problemas no fura teto (mas via muito no anterior) e o Arthur Lira disse que está disposto a negociar (a qual preço?). Ainda não há declarações de quem será o ministro da economia, talvez Lula esteja encontrando dificuldades em um nome pró-mercado que queira trabalhar com ele. Deve deixar para a última hora, em dezembro.
Inflação deve voltar a ficar positivo
Amanhã teremos IPCA de Outubro, que já deve voltar a ficar positivo e com as propostas do novo governo de gastar mais sem limite, devem manter a inflação alta por muito mais tempo.
Santander faz revisão do PIB para cima
Santander ontem projetou aumento no PIB de 2022 passando para 2,7% e para 2023 para 1% (antes era 0,50%).
Mercado em grande expectativa com balanços
A temporada de balanços começa a tomar conta do mercado e essa semana serão os bancos que faturam alto com os juros elevados.
Bolsa tem novo horário extendido para acompanhar NY
Como entra o horário de inverno os EUA, a bolsa brasileira não quer perder o volume estrangeiro e se adapta para acompanhar a bolsa americana, agora a Bovespa fechará as 17:55h.
Exportações na China caem e preocupam o mundo
As exportações da China tinha crescido em setembro 5,7% e caíram inesperadamente em outubro para -0,3% afetada pelo enfraquecimento da demanda global, frustrando fortemente as expectativas do mercado que era de um crescimento de +4%