Dia das eleições norte americanas marcado por alta de bolsas europeias e futuros dos EUA

A preocupação global sobre uma segunda onda do coronavírus resultou na volta do isolamento social na Europa; a falta de confiança do mercado sobre a aprovação de um novo pacote de estímulos nos Estados Unidos antes das eleições e a perda de entusiasmo no Brasil quanto ao regime fiscal para o próximo ano foram os fatores que determinaram a queda de 7,20% do Índice Bovespa na última semana.

Alta de 2,16% do Dólar em comparação ao Real, fechando em R$ 5,74 nesta semana.

Ontem, véspera das eleições americanas a B3 estava fechada devido ao feriado do Dia dos Finados, e as bolsas americanas operaram em alta:  S&P 500 Futuro teve avanço de 1,02%; Nasdaq Futuro teve alta de  0,81% e Dow Jones Futuro subiu 1,14%.

Hoje (03/11) o dia será marcado pelas eleições presidenciais nos Estados Unidos, as bolsas europeias abriram em alta. Conforme pesquisas realizadas pelo Wall Street Journal em parceria com a rede NCB News divulgadas no domingo (01/11), Joe Biden segue na liderança da disputa presidencial com 52% das intenções de voto.

Grande parte dos votos foi feita pelos correios e mais de 94 milhões de votos já foram realizados. No decorrer de sua campanha, Donald Trump enfatizou algumas vezes sua preocupação no que tange à autenticidade dos votos encaminhados via correio. Considera-se a possibilidade de questionamento do mesmo, caso sofra derrota. O mercado já espera que Biden seja o vencedor, mas o que pode trazer volatilidade e o maior risco seria a contestação do Trump na justiça o que poderia arrastar a indefinição eleitoral por semanas

Nesta semana a divulgação dos índices de atividade econômica (PMI¹ e atividade industrial), indicadores de Inflação (IPCA³ e IPC Fipe mensal) e a ata da última reunião de política monetária do Banco Central do Brasil serão os principais destaques da nossa agenda econômica.

No cenário externo, o resultado das eleições americanas, a resolução da política monetária nos Estados Unidos e no Reino Unido e a divulgação dos PMI’s¹ das principais economias serão as principais divulgações.

Novos horários de funcionamento da B3 a partir de hoje (03/11).
Negociações deverão ser feitas das 10h às 17h55min.

Fim do horário de verão leva Bolsas dos EUA a negociarem das 11h30min às 18h (horário de Brasília).

Não deixe de acompanhar o Café Econômico em nosso canal do YouTube para se manter atualizado durante a semana. De segunda a sexta às 8h20 da manhã.

Bons negócios e conte conosco nos investimentos!

 

 

¹PMI: Purchasing Managers Index – Indicador da saúde econômica de manufaturas (fábricas em geral.

² IPCA: Índice de Preços ao Consumidor Amplo – Utilizado para medir a inflação, identifica a variação dos preços no comércio.

³ IPC FIPE:  Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Utilizado para medir a inflação, calcula a evolução do custo de vida dos paulistanos e aponta a variação do custo de vida das famílias que têm renda entre 1 e 10 salários mínimos.