Economias avançam com dados da China, Eleição dos EUA e progresso da vacina

Mais uma vez as expectativas do mercado são surpreendidas positivamente com os bons resultados das empresas no 3º trimestre de 2020; e ainda com o anúncio da parceria entre as farmacêuticas BioNTech e Pfizer para desenvolvimento da vacina contra o Covid-19. O Índice Bovespa encerrou a semana avançando para os 104.723 pontos com alta de 3,76%.

Os mercados futuros dos Estados Unidos também estão em alta.  S&P 500 encerrou a semana com alta de 2,2%; o índice Dow Jones, com alta 4%. O Dólar também terminou a semana com alta de 1,60% em comparação ao real, fechando em R$ 5,46. Mas ainda assim o Nasdaq Composite, retraiu 0,6%.

A semana começa com as bolsas em todo o mundo subindo, após a divulgação de dados que indicam o aquecimento da economia asiática. Por outro lado, o crescimento da quantidade de novas contaminações de Covid-19 cresce diariamente nos EUA e na Europa, o que deixa os investidores em alerta.

A produção industrial na China teve aumento de 6,9% nos últimos 12 meses conforme dados publicados nesta segunda (16/11); superando o percentual de 6,5% que havia sido previsto por economistas na pesquisa do “The Wall Street Journal”. No varejo as vendas expandiram 4,3%. E o PIB do Japão subiu 5% no terceiro trimestre de 2020, sendo o maior desempenho desde 1980.

China e Japão também são participantes da RCEP (Parceria Econômica Regional Abrangente), o maior acordo de livre comércio do mundo. Estabelece integração econômica com 15 países da Ásia, não incluindo a Índia. As partes negociadoras representam 30% da população e economia mundial.

Na Espanha, o anúncio de acordo do banco BBVA para vender suas operações nos Estados Unidos impulsionou o setor bancário. E apesar da volta do lockdown, as bolsas europeias seguem em alta.

Mesmo com a esperança quanto ao controle do Covid-19 no porvir, o aumento constante no número de infecções diárias leva os EUA a uma situação delicada. Na sexta-feira (13/11), o maior nível de contaminação foi atingido, com 181.196 novos casos.

A eleição de Joe Biden continua sendo um destaque no noticiário. E os resultados continuam sendo questionados por Donald Trump. Domingo (15/11) grupos pró-Trump protestaram em Washington. Na mesma data, o atual presidente admitiu a derrota pela primeira vez. Mas ainda questiona a integridade das eleições.

Esta semana a agenda de divulgações estará mais tranquila. No momento o foco está nos resultados das eleições e na expectativa de o governo trazer novos posicionamentos sobre os estímulos fiscais para 2021.

Não deixe de acompanhar o Café Econômico em nosso canal do YouTube para se manter atualizado durante a semana. De segunda a sexta às 8h20 da manhã.

Bons negócios e conte conosco nos investimentos!