Café Econômico

Energia 92,2% mais cara em Julho!

Reforma Tributária, Caso Covaxin, Energia elétrica pode ficar 92,2% mais cara, IGP-M deve começar a sinalizar queda na inflação, Queda na média móvel dos casos de COVID-19.

Política: 

Sob forte pressão do mercado, Arthur Lira, Presidente da Câmara faz de desentendido e disse que a proposta de aumento dos impostos sobre a renda e a tributação de dividendos de 20% tem margem para enxugar, que isso é “normal” a proposta ter gordura para ser cortada e começa a falar entre 15% e 10%.  

Bolsonaro precisa desmentir os irmãos Miranda para não ser acusado de crime de prevaricação e seu silêncio vai dando margem para a oposição abrir um processo atrás do outro e com CPI sobre o tema em andamento.  

A CPI deve ser prorrogada por mais 90 dias, já existe 27 assinaturas de senadores para isso 

Foi realizado uma denúncia crime contra o presidente que está indo para o STF e a coisa pode azedar para o lado do Bolsonaro. A ministra Rosa Weber foi nomeada para avaliar o caso e já tinha dito horas antes de ser sorteada que as negociações de compra dessa vacina tinham sido pouco transparentes e a acusação da CPI era grave.  

Estratégia de defesa: Colocar a culpa no general Pazuelo. Ele afirmar que foi informado pelo presidente e que não teve tempo hábil de abrir o inquérito.  

Economia: 

Parece brincadeira de mal gosto, primeiro de abril ou algo do tipo, mas não, infelizmente é a pura verdade. Hoje a ANEEL deve divulgar o valor do reajuste da bandeira vermelha 2 que se seguir a recomendação técnica terá o preço sugerido entre 84,3% e 32,3% a cada 100kwh 

Esse seria o valor necessário para compensar todo o custo das termelétricas ao longo do segundo semestre e está muito acima da já alta proposta da ANEEL de reajuste de 21% 

A solicitação da área técnica não tem caráter obrigatório mas mostra o custo real da operação que de uma forma ou de outra iremos pagar essa conta.  

Um reajuste dessa magnitude será uma bomba no IPCA, onde energia elétrica tem um peso muito grande 4,24% do índice de forma direta.  

IGP-M sai hoje e deve vir na casa de 1% em abaixo do que vimos em maio de 4% de elevação 

Mercado começa a reagir positivamente com queda na curva da média móvel de 7 dias, o melhor resultado desde março.  

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.