Café Econômico

Enquanto o brasileiro grita gol, perde a carteira.

PEC dos Gastos será votada essa semana no Senado

Uma emenda a constituição é algo sério e que deve ser amplamente discutido, pela população e seus representantes. Mas não é isso que veremos nos próximos dias. A PEC que aumenta a dívida do Brasil para cobrir a farra dos gastos públicos nem será discutida, apenas aprovada ou rejeitada essa semana enquanto tem copa do mundo. A CCJ responsável por pautar o assunto em 10 sessões, deve votar carácter de urgência e ignorar o rito, aprovar e seguir para o plenário do Senado ainda essa semana, na próxima quinta. Enquanto o brasileiro grita gol, perde a carteira.

STF quer acabar com Orçamento Secreto

O Orçamento Secreto dá muito poder ao congresso, afinal de contas, eles que determinam onde o dinheiro será gasto, deixando cada vez menos autonomia para o Executivo. Isso é ruim para a política do Lula, que criou o Mensalão e Petrolão, duas medidas para comprar votos dos Deputados e Senadores que quebraram o país no passado. Com um pressa que não tinha no passado, Rosa Webber resolveu ressuscitar esse assunto novamente no STF e agora quer votar para acabar com o Orçamento Secreto favorecendo assim, o próximo governo.

Esse assunto pode azedar e muito a relação do Legislativo com Judiciário e Executivo. Vamos aguardar os próximos episódios.

G7 define teto de preço para compra de petróleo russo

OPEP mantém produção de petróleo, depois de irritar os EUA com corte de 2 milhões de barris dia em outubro. O G7 se reuniu e definiou que comprará petróleo da Rússia, mas o teto do valor a ser pago será de US$60/barril, com isso a Rússia disse que não irá vender. Pode até parecer ser simples, mas entenda que isso coloca um preço alvo para os países que ainda compram a commoditie da Rússia o que gera um grande problema para o país manter sua máquina de guerra funcionando.

China flexibiliza política de COVID zero

Na china, depois de fortes manifestações do povo contra o governo e sua política de covid zero, alimentada pela informação do mundo exterior, como a copa do mundo de futebol, o governo de Pequim foi obrigado a flexibilizar as políticas de covid zero.

Visita de Lula aos EUA pode ser arriscada

Lula pediu a diplomação ser antecipada e sua solicitação foi prontamente atendida pelo STE que mesmo apontando irregularidades na campanha do PT, respondeu de pronto que mudaria a data. Surge rumores que o Lula teria receio de ser preso nos EUA sem seu diploma de novo presidente. Isso porque acontece investigação nos EUA sobre o escândalo e roubo na Petrobras que prejudicou também vários investidores americanos. Lula é considerado o chefe do esquema e foi condenado em três instâncias por isso e através de uma manobra jurídica foi descondenado e tornou ficha-limpa para concorrer a eleições em 2022. O diploma o daria um “passe” de chefe de estado e não seria preso. A pouca possibilidade dele ser preso nos EUA o que geraria um grande stress na diplomacia dos dois países, mas é melhor um “passe do Bessias”.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.