Seguindo as bolsas internacionais o Ibovespa encerrou a semana em queda de 1,97% nos 105.067 pontos.
Já o dólar encerrou a semana em total estabilidade, se mantendo em R$ 5,47.
Depois de muita especulação financeira, as bolsas globais iniciaram esta segunda em alta.
Como muitos já sabem, o “short selling” foi o assunto mais comentado na semana passada. Investidores individuais se uniram para comprar ações em tendência de queda de forma coordenada.
É chamado de “short selling” quando o investidor tem a intenção de vender o papel, considerando sua queda e recomprar com preços mais baixos. Uma comunidade chamada “WallStreetBets” na rede social Reddit, foi o meio de comunicação e organização da ação que colaborou para que as bolsas americanas tivessem seu pior desempenho desde 10/2020.
Ontem (31/01), os índices futuros americanos subiram, podendo sinalizar a mudança de tedência no mercado. Esta semana, empresas fortes no mercado apresentarão seus resultados como Exxon, Biogen, Pfizer e Amazon.
Ontem ainda, 10 senadores republicanos encaminharam uma carta ao presidente Joe Biden propondo que o pacote de estímulos econômico fosse menor e mais voltado ao combate à pandemia. Atualmente a proposta tem o valor de US$ 1,9 trilhão.
Nesta semana os dados de produção industrial de dezembro e alguns indicadores de atividade econômica referentes a janeiro (como Anfavea e Fenabrave) serão nossas principais divulgações no Brasil.
No exterior, os PMI’s compostos serão os destaques da semana.
Bons negócios e conte conosco nos investimentos!