Café Econômico

EUA: Juros subirá menos em Dez22

TSE antecipa diplomação de Lula

O PT pediu e o TSE atendeu. Ontem o Alexandre de Moraes aceitou o pedido do PT de antecipação da diplomação da nova presidência para 12 de dezembro, isso mesmo com o pedido de esclarecimento de prestação de contas sobre a campanha do PT que teria mais de 600 mil sob suspeita e o próprio TSE pediu esclarecimentos. Com a diplomação, qualquer questionamento sobre as eleições já não terão mais validade. O pedido foi atendido de pronto pelo TSE, já não tenho certeza se o outro candidato tivesse ganhado teria o mesmo tratamento o que levanta ainda mais imparcialidade no pleito.

Não teremos ministros antes da diplomação

O PT não sede a pressão do mercado, da população e dos políticos e não informa nenhum ministro que irá assumir. Mais de um mês se passou e mostra que o novo governo não tem opção de nomes que agradem o mercado na economia ou a população de uma forma geral, e para ter mais garantias, quer esperar a diplomação. Ou seja, ministros só daqui a 2 semanas, no mínimo.

Mercado e seus espasmos de otimismo

Ontem circulou nos bastidores da imprensa que o Arthur Lira teria dito a Lula que a PEC do jeito que está não passa no Congresso, o que aumenta suas chances de desidratação e animou o mercado. Segundo Lira, dificilmente irá passar um prazo superior a 2 anos.

Ontem o atual governo mandou suspender o pagamento das emendas parlamentares ( o orçamento secreto) empurrando o ônus para 2023 e nova gestão.

Petrobras Day: plano estratégico para 5 anos

Como de praxe, a Petrobras apresentou seu plano estratégico para os próximos 5 anos ontem a noite que pretende ampliar os investimentos da estatal em exploração de petróleo, sem nenhuma mudança significativa dos anos anteriores. Mas o PT não gostou. Disse que se não estiver do jeito que eles aprovam, terá que revisar. O partido que aumentar os investimentos em refino, e abrir novas frentes de investimentos.
O que fez a companhia dar um salto de eficiência e prosperidade foi justamente o foco na sua habilidade, extração. O escândalo do maior crime de corrupção do mundo, veio justamente da estratégia do PT diversificar os investimentos.

Greve ferroviária nos EUA deve acabar antes de começar

o Congresso por lá cedeu as reinvindicações para evitar a greve anunciada no dia 09 de dezembro que pararia o país no fim de ano. Entendendo o caso: Passou na Câmara um projeto de lei que dá poder ao Estado de interferir nas negociações entre empresas e empregados.

Powell antecipa presente de natal ao mercado

NO discurso de ontem, Powell não poderia ser mais claro. O juros em dezembro vai subir, mas de forma mais branda “o momento de moderar o ritmo de aumento das taxas pode chegar logo em dezembro” e ainda completou sinalizando o desejo de “não apertar o juros demais” já que “não deveremos cortar em breve”.

Mercado mantém a expectativa do juros subir e para em 4,75% (atualmente está em 4%). Com isso os mercados por lá subiram forte e puxaram nossa bolsa aqui também.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.