Café Econômico

Governo Fura-Teto

Governistas estudam Auxílio Emergencial e Bolsa Família ao mesmo tempo, Governo pode utilizar dividendos da Petrobras para subsidiar combustível e mais.

Política: 

Ontem saiu nos bastidores apurado pelo Broadcast que o governo estuda uma manobra de colocar o Auxílio Emergencial junto com a PEC dos precatórios ou através de MP criando um orçamento paralelo para o benefício. Isso estamos falando paralelo ao aumento do Bolsa Família, sim, os dois benefícios caminhariam juntos no ano eleitoral.  

O juros e dólar subiram e a Bolsa recuou com a notícia.  

Petrobrás e a investida populista. Bolsonaro está dedicado a abaixar o preço dos combustíveis de qualquer forma e agora estuda pegar a parte que recebeu de dividendos da empresa e criar um fundo para financiar subsídio do combustível.  

Já o botijão de gás, a empresa via doar a cada 2 meses um botijão para as famílias que recebem o bolsa família e ainda disse que o preço pode cair pela metade com a venda direta e redução do ICMS.  

Economia: 

No Relatório Trimestral de Inflação ontem, publicado pelo BC (veja mais detalhes na mentoria) o BC acredita que a inflação no ano que vem deve ficar abaixo dos 4% (meta é 3,5%) e o PIB em 2,1% contra o relatório Focus de 1,57%.  

Internacional: 

Nos EUA teremos alguns indicadores hoje.  

Um de inflação PCE que deve mostrar inflação na margem de 3,5% ao ano, acima da meta que seria 2%.  

As 10:15h PMI com previsão de leve recuo para 60,5 contra 61,1 em agosto  

As 11h teremos sentimento do consumidor que deve subir para 71, contra 70,3 do mês anterior. 

As 14h teremos dados do estoque de petróleo. 

Bovespa: 

A bolsa vem sofrendo com essas investidas aventureiras do governo de toda hora tentar achar uma brecha para furar o teto dos gastos púbicos. Com isso o dólar chegou a bater R$5,47 na máxima no pico do stress e o BC teve que fazer novo leilão de cambio.  

Bolsa ontem teve dois momentos. Uma alta na primeira parte e uma correção no fim do dia fechando negativo em -0,12% com queda em setembro de 6,57%. O volume foi pouco acima da média, R$ 40 bilhões.  

Quem puxo para cima foi o setor de materiais básicos, promovida pela alta do minério de ferro, por uma expectativa de menor diminuição da produção na Austrália devido a morte de um  funcionário por instabilidade no solo em hub Solomon 

Com risco de ingerência na Petrobras, quem voou foi a PetroRio, que subiu 9% aproveitando a alta do petróleo sem risco de interferência estatal.  

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.