Café Econômico

Governo quer pegar seu imposto para financiar AL

Lula quer BNDES financiando a América Latina

No mundo do Lula, o Brasil é uma potencial global, sem fome, sem miséria onde isso só cabe no seu discurso socialista para ganhar votos, na prática sobra dinheiro no país. Bom, parece que esse fantástico mundo de Lula é tão incoerente quanto sua personalidade. A última que o chefe do PT soltou em usa viagem a Argentina é que ele quer o BNDES financiando projetos de engenharia no exterior.

Vamos lembrar que no passado, Evo Morales, nacionalizou ou seja, roubou refinarias prontas da Petrobras instaladas na Bolívia, não muito distante, financiamos com nossos impostos porto em Cuba e vários outros projetos de ditadores comunistas, mais uma vez o Lula, ri na cara do pagador de impostos que se vira para equilibrar suas contas, para financiar projetos no exterior sem nenhum tipo de retorno financeiro ou garantias.

Lula disse que a há quatros anos, o banco não empresta dinheiro para o desenvolvimento. “Todo o dinheiro do BNDES é voltado para o Tesouro. O Brasil parou de compartilhar a possiblidade de crescimento com outros países”.

Já Haddad em entrevista com jornalistas, disse que os projetos da Argentina não precisam de dinheiro público do BNDES podem vir de investidores estrangeiros. Ou seja, na prática não um governo com um programa organizado.

Moeda única na AL é mais discurso do possibilidade

Conforme falei ontem no Café Econômico, é longe a chance de existir uma moeda única na América Latina e o mercado reforçou isso ontem entendendo que se trata de uma proposta de longo prazo, eleitoreira que tantas vezes já foi prometido. Na prática, foi assinado um memorando entre Haddad e o ministro da Economia da Argentina, Sérgio Massa, para a modernização de acordos de pagamento.

BB deve liberar crédito para importadores argentinos

Com grande dificuldades financeiras promovidas por anos de governo populista e socialista, nosso país vizinho sofre com falta de crédito, calote, falta de dólar e de credibilidade. Para estender a mão ao vizinho do lado, o Banco do Brasil irá criar uma linha de crédito a importadores Argentinos que comprarem do Brasil. Segundo Haddad, haverá um controle de risco e compensações entre os governos. O que preocupa é o histórico do PT de usar nossos dinheiro para financiar ditaduras socialistas quebradas. Não vemos o mesmo ímpeto e interesse me financiar economias com pilares de crescimento. Não é atoa que a Argentina tem foi rebaixado a menos de três meses para CCC-, tendo as avaliadores de crédito dizendo que o rebaixamento reflete os graves desequilíbrios macroeconômicos da Argentina e a limitada liquidez externa que mira cada vez mais a capacidade de pagamento à medida que o custo dos serviços da dívida em moeda estrangeira aumenta nos próximos anos.”

Relatório Focus sobe a projeção de inflação para 2023

Com o Lula querendo gastar o que tem e pegar o que não tem para emprestar para outros países, na prática isso é impressão de moeda a custos altos de juros e a projeção de inflação sobe mais uma vez. Agora o mercado acredita que o ano deve acabar em 5,48%. cada vez mais longe da meta (já elevada) de 4,75%.

Dólar sofre pressão de queda com investimento estrangeiro

o Estrangeiro sabe de alguma coisa que não sabemos, ou, pelo menos, não se contamina com o noticiário político. O que mantém esse dólar baixo é a forte entrada de capital estrangeiro, só esse mês, já foram mais de R$8 bilhões na bolsa brasileira.

A espiral negativa das Lojas Americanas puxa outras empresas

Os bancos, que são os grandes credores da Americanas, até agora foram os que mais sofreram com o escândalo, Bradesco -4,23% , Itaú -3,07%, Santander -4,08%. Quem acabou se contaminando foi a Ambev que tem os mesmo sócios principais como Lemann, Sicupira e Telles. Já as concorrentes da varejista também tiveram alta expressiva, com a Via +8,37% a Magalu +5,76% e Carrefour +5,64%.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.