Café Econômico

Guerra, Juros e PIB

Política: 

Greve no BC gera estresse dentro do governo. O prazo para dar aumento a servidores em ano de eleição acaba no sábado, dia 02 de abril, mas como foram os últimos anos, o congresso estuda “um jeitinho” de mudar a legislação para acomodar esses anseios. Servidores pedem um reajuste de 26%, além de reestruturação de carreira, o movimento agora se estende a servidores da Receita podendo chegar aos policiais federais,.  

Economia: 

Hoje teremos IPG-M de março que deve subir 1,32% contra 1,83% de fevereiro, no acumulado dos 12 meses “caiu” para 16,12%.  

Voo de avião mais caro. Petrobras deve anunciar essa semana aumento de 17% na querosene de aviação com efeito a partir de 1 de abril.  

Internacional: 

Negociações da Guerra entre Rússia e Ucrânia avançam, mas ninguém confia. Ucrânia está disposta a assinar um termo de não fazer parte da OTAN, mas a Rússia permitiria fazer parte da União Europeia e começa a diminuir significativamente os exércitos perto da capital Kiev, mercado ficam animados com a notícia, mas os EUA afirma que não acredita em um regresso do Putin. Zelensky alerta que a Rússia “não é confiável”. Ou seja, o mercado acredita no que quer. 

Vladimir Putin | Fonte: Poder360

Para os EUA, a Rússia não está retirando tropas, só reposicionando, já que está com um grande gargalo logístico para suportar as tropas no meio da Ucrânia.  

Hoje teremos PIB dos EUA, curva de juros por lá, sinaliza potencial recessão no longo prazo.  

O petróleo segue estável nos US$112  o barril, acreditando em uma melhora no conflito do leste europeu.  

Essa queda forte do dólar já é tratada como especulação do mercado e não deve ficar baixa por muito tempo. No ano a queda é de 15% sendo 8% apenas em março.  

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.