Ineficácia de vacina, pacote de estímulos e otimismo dos mercados

Os holofotes estavam direcionados para as eleições no Congresso. Arthur Lira e Rodrigo Pacheco foram eleitos como presidentes da Câmara e Senado. Cronogramas para a reforma tributária, e a possibilidade de o auxílio emergencial ser mantido também trouxeram otimismo para o mercado. Fazendo o IBOV avançar 4,49% com seu fechamento nos 120.240 pontos.

O dólar, por sua vez fechou em queda de 1,74%  nos R$ 5,38.

Hoje os mercados mantiveram o otimismo da semana anterior.

Nos EUA a expectativa quanto à aprovação do novo pacote de estímulos no valor de US$ 1,9 trilhão proposto pelo presidente Joe Biden.

Dia 05, a Câmara e o Senado dos EUA fizeram a aprovação de uma resolução para que um processo de reconciliação se inicie visando a permissão da aprovação do pacote de estímulos.

Desta forma, Biden alcançaria a aprovação do pacote econômico meramente com os 50 votos dos representantes democratas no Senado, sem contar o “voto de minerva” de Kamala Harris, sua vice.

Ontem (07/02) houve uma pausa na distribuição da vacina produzida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford na África do Sul. Um estudo com cerca de 2.000 voluntários com idade na faixa de 31 anos, concluiu que a vacina protege de forma mínima contra os casos da nova cepa no país.

O fato trouxe questionamentos sobre uma das principais vacinas utilizadas no mundo, que inclusive é a aposta do governo federal para vacinação no Brasil.

A AstraZeneca anunciou que o planejamento para adaptações na vacina contra às novas variações do vírus já está sendo feito.

Nesta semana as vendas no varejo, a performance do setor de serviços, a atividade econômica (todos referentes ao mês dezembro de 2020) e o IPCA de janeiro de 2021 serão as principais divulgações no Brasil.

No exterior, a decisão de política monetária do México, o PIB do Reino Unido e os indicadores de inflação (CPI e PPI) das economias predominantes serão os destaques da semana.

Não deixe de acompanhar o Café Econômico em nosso canal do YouTube para se manter atualizado durante a semana. De segunda a sexta às 8h20 da manhã.

Bons negócios e conte conosco nos investimentos!