Café Econômico

Inflação nos EUA preocupa o mundo

Aprovado na Câmara preço médio para tributar o combustível, Banco Central diz quer fará de tudo para manter inflação estável em 2022, Auxílio Emergencial acabará em 17 dias. Será?

Política: 

O ICMS sobre o combustível com um preço fixo foi aprovado ontem no congresso por 392 contra 71 votos.  Os secretários das fazendas dos Estados calcularam uma perda de R$24 bilhões nas finanças estaduais.  

Em 2021 a gasolina já subiu 57% e o gás de cozinha 90%, movidos pela elevação do petróleo mundial e dólar mais alto.  

O Banco Central vem reintegrando que vai segurar a inflação em 2022 custe o que custar, mas alguns analistas como Credit Suisse já espera alta de 5,2% para o ano que vem, contra meta de 3,75%.  

Auxilio Emergencial. Faltam 17 dias para acabar e ainda não temos uma definição pra 2022 pois falta dinheiro. Reforma do Imposto ainda não foi aprovada e a PEC dos Precatórios está sem acordo. Com essa indefinição aumenta os riscos da pressão dos deputados sobre a equipe econômica para prorrogar o auxílio emergencial por mais tempo.  

Internacional: 

Inflação ao Consumidor dos EUA veio dentro do esperado e bate os 4% em 2021 e  0,2% setembro. Hoje teremos inflação ao produtor que deve vir bem mais alta 0,5% em setembro e 7,1% ao produtor. A grande questão que fica é se o produtor conseguirá absorver esse repasse para não gerar mais inflação ao consumidor ou se será repassada nos próximos meses.  

A crise energética global e o excesso de liquidez de dinheiro no mundo, gera um cenário perfeito para inflação subir no mundo todo o que pode gerar medidas mais recessivas nos bancos centrais a partir de 2022.  

Tapering nos EUA: Essa medida de recompra de títulos de longo prazo, para gerar mais liquidez no curto prazo, também é um dos motivos inflacionários na economia americana e na ata de ontem o FOMC não deixou claro se vai começar a cortar esse estímulo ainda em novembro ou dezembro, mas disse que quando for anunciado, terá validade a partir do próximo mês. Tudo caminha bem para um corte no estímulo, se não fosse a baixa geração de emprego anunciado na última sexta, bem abaixo do previsto. Vale lembrar que com auxílio emergencial gordo pago pelo Biden desestimula as pessoas de baixa renda a saírem procurando emprego, logo, esse bônus sem geração de riqueza gera inflação.  

Ainda nos EUA começa a temporada de balanços com os bancos. Aqui entretanto deve demorar um pouco mais até termos os dados divulgados.  

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.