Investidores em alerta diante das negociações do Brexit

 

A forte alta das commodities e ainda o destaque para o cronograma de distribuição das vacinas contra o coronavírus, fizeram com que o Ibovespa alcançasse a alta semanal de 2,87% nos 113.750 pontos.

Já o Dólar, encerrou a semana em queda de -3,89% em comparação ao Real, nos R$ 5,12.

A cada dia o prazo para definição final do acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia está mais próximo. Neste final de semana Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e o primeiro ministro britânico, Boris Johnson conversaram por telefone, mas até então nada foi definido.

Os líderes aconselham suas equipes de negociadores a seguirem persistindo para que o acordo seja concluído. No momento, segundo a imprensa o tema pesca já foi solucionado, porém faltam ainda questões como um comercial justo e mecanismos para que disputas comerciais sejam resolvidas. O prazo termina em 31 de dezembro deste ano.

Os investidores estão em alerta em relação aos anúncios sobre os pacotes de estímulos. Há também a expectativa de o Banco Central Europeu ampliar capacidade de seu programa de compra de títulos nesta quinta-feira (10/12).

Nos Estados Unidos, foram anunciadas na semana anterior informações sobre o pacote de estímulos. Hoje (07/12) senadores bipartidários deverão fazer a divulgação das leis que regem o mesmo.

Sexta-feira (04/12), foi declarado pelo Departamento de Emprego Americano que 245 mil novos empregos foram gerados. O número foi menor que o esperado pela Dow Jones, onde economistas acreditavam que seriam criados 440 mil empregos.

Mesmo com o momento de expectativa positiva referente à vacina, os Estados Unidos ainda estão em uma fase muito delicada na pandemia. Na sexta-feira (04/12), conforme informações sistematizadas pela Universidade Johns Hopkins, mais uma vez foi registrado um recorde de contaminações, com 229.077 novos casos.  Na semana passada as farmacêuticas parceiras BioNTech e Pfizer juntamente com a Moderna fizeram o pedido para aprovação emergencial de suas vacinas.

Dados apresentam o aumento de 21% das exportações da China em novembro, incluindo 10% das exportações para a economia americana. Em contrapartida, conforme a publicação da agência Reuters, em resposta à perseguição de ativistas em Hong Kong, o governo estadunidense tem organizado sanções contra outros 12 agentes do governo da China.

Nesta semana, a reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária) para definição da taxa básica de juros será o principal destaque, também será divulgado o IPCA do mês de novembro, o volume do setor de serviços e o comércio varejista de outubro.

No cenário global, e os índices de inflação (CPI e PPI) das economias predominantes e o PIB da Zona do Euro serão as divulgações mais relevantes.

Não deixe de acompanhar o Café Econômico em nosso canal do YouTube para se manter atualizado durante a semana. De segunda a sexta às 8h20 da manhã.

Bons negócios e conte conosco nos investimentos!