Política:
Hoje, no fim da tarde teremos live de Guedes que ainda defende uma reforma tributária que aumente os impostos, tribute os dividendos e gere caixa para um aumento expressivo do Bolsa Família, plataforma eleitoral 2022. A live será com o mercado financeiro e vamos ver como será a repercussão e questionamentos.
Bolsonaro ontem em sua live foi mais paz e amor, mas do seu jeito peculiar. Não criticou diretamente o judiciário, mas abriu processo para proibir o STF de abrir inquérito sem o aval do MP, acusando que o Supremo tem ameaçado os direitos dos acusados.
Ainda falando do Guedes, ontem em audiência no congresso, ele defende a PEC dos precatórios, fortemente criticada pelo mercado, como uma saída para abrir espaço para liberar dinheiro para assistencialismo e disse que se não for aprovada, ele vai enviar um orçamento para 2022 reduzido onde poderá faltar dinheiro para os servidores.
Segundo o jornal Valor, a ideia de tributar os dividendos em 15% irrita profundamente o ministro da economia, que briga com todas as forças para manter os 20% mas o impasse é que para não sangrar ainda mais o mercado, precisa reduzir a alíquota de IR e isso é menos receita para os governadores.
Fundão Eleitoral: Vence hoje o prazo do Bolsonaro de definir o valor do fundo eleitoral, aprovado no congresso no apagar das luzes de R$5,7 bilhões e há expectativa do presidente vetar ou aprovar algo próximo a R$2,5 bilhões.
Internacional:
SP500 faz leve correção após sucessivas máximas históricas e fechou positivo no dia de ontem aguardando na semana que vem o simpósio de Jackson´s Hole