Café Econômico

Juros, STF, e PEC

PEC do Rombo Fiscal será votada hoje no Senado

Foi apresentada ontem na CCJ a proposta da PEC, que foi aprovada no mesmo dia, sem muito conhecimento prévio, além de ter cancelado a obrigatoriedade das 10 sessões para discussão. O valor da PEC “caiu” para 145 bilhões + 23 bilhões de gastos extraordinários, chegando a R$168 bilhões o valor final. Lembrando que abrirá espaço de mais 101 bilhões no orçamento. O fura teto será de 2 anos.

Agora novo prazo foi estabelecido até Agosto de 2023 para enviar um projeto de lei ao congresso para criar uma regra substitua do Teto dos Gastos. A medida que colocou o Brasil no eixo em 2017 quer ser eliminada pelo PT, que justamente criou o maior rombo fiscal da história.

COPOM deve manter juros mas deve dar recado firme

Hoje termina a reunião do COPOM que deve manter a taxa de juros em 13,75% mas deve dar fortes sinais de que irá subir no início do ano que vem, principalmente com o fura teto e gastos extraordinários que o congresso está discutindo. Não tem milagre, se o governo gasta mais do que arrecada, gera inflação e consequentemente juros sobe.

STF votará hoje validade do Orçamento Secreto

O Orçamento Secreto foi a forma que o Congresso encontrou para ficar independente do Executivo. Determinando da forma que quer, parte de destino do orçamento brasileiro. Isso já é feito por lei orçamentária, mas os deputados querem autonomia e uma fatia do bolo para poder ajudar e apoiar sua base eleitoral e com o Orçamento Secreto o Executivo não sabe quem está pedindo o dinheiro, logo perde apoio na negociação de “libero o dinheiro se votar a favor da minha proposta”. Hoje o STF vai votar sobre a validade do projeto que pode abrir um stress entre Congresso e Judiciário envolvendo até mesmo o Executivo já que 9 em 11 juízes foram indicados pelo PT e tem uma grande influência por lá.

Efeito COVID Zero derrua economia da China

A proposta do governo de Pequim cometendo atrocidades em seu país na prerrogativa de acabar com o COVID, um virus que já está sob controle e a própria OMS avisando que 90% da população global já teria alcançado a imunidade contra o virus, derrubou os indicadores econômicos no país asiático, levando um tombo de -7,8% em novembro das exportações, já as importações caíram -10,6%

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.