Café Econômico

Lula e a “Estupidez do teto”

Lula chama teto de gastos de “Estupidez”

O mercado não vem gostando nada, nada do novo governo que só pensa em gastar e gastar. Depois de furar o teto, criar rombo de bilhões, colocar políticos em cargos técnicos o Lula em discurso ontem, chamou de Estupidez o teto dos Gastos. Isso seguido da desautorização de Haddad para continuar com o subsídio dos combustíveis.

Vamos lembrar que o que trouxe crescimento econômico real para nosso país a partir de 2016, foi justamente o Teto dos Gastos públicos, que limita, algo que é óbvio. Gastar menos do que arrecada. Quando um cidadão ou empresa faz isso, o custo do dinheiro faz o seu papel, agora quando o Governo faz isso, ele imprime mais dinheiro gerando inflação.

Petrobras deverá pagar o preço da políticas monetárias

O governo poderia controlar a inflação se parasse de gastar mais do que arrecada, mas parece que encontrou outra saída, para nós brasileiros pagarmos a conta. Intervindo no preço do combustível, abaixando o preço forçado da Petrobras, gerando prejuízo e não pagando dividendos. Na prática, pegando uma empresa de capital misto para fazer o papel do governo. Jean Prates deve demorar ainda para conseguir assumir a empresa, precisa seguir o rito de pelo menos 60 dias para reunião do conselho votar. Claro que o PT está tentando alternativas, como forçar a renuncia do atual presidente, ou tentar de alguma forma assumir um cargo de interino. Todas essas travas de mudanças políticas na Petrobras foram criadas após o maior escândalo de corrupção do mundo, o Petrolão, gerenciado por Lula, condenado por mais de 20 juízes em três instância e descondenado por juízes do STF que ele indicou em sua gestão.

Haddad aceita o papel do “patinho feio”

Com um dos ministérios mais importantes do país, a Fazenda, Haddad, um político sem nenhuma experiência econômica aceitou o cargo mesmo sendo muito criticado. Um cargo que vários candidatos técnicos negaram, justamente por perceberem que seria um ministério político, debaixo da asa do Lula e com isso não teria um comprometimento com o crescimento real, a não ser do partido.

Mais do que isso, o mercado percebe o óbvio, o governo Lula não terá nenhum compromisso econômico ou de crescimento e com isso a Bolsa derrete mais de 3% já no seu primeiro dia de mandato.

China ainda sofre com consequências da quarentena

Após ficar meses em lockdown, total ou parcial, China ainda apresenta queda no PMI Industrial de dezembro que veio 49 abaixo de novembro que foi 49,4.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.