Deflação: IPCA-15 veio o menor em 24 anos
Mercado de juros ontem ficou eufórico com a queda da inflação medida pelo IPCA-15 de setembro que caiu -0,37% bem abaixo da expectativa de -0,20% o que está fazendo o mercado ignorar a ata do COPOM e avisos do Banco Central que manterá a taxa de juros alta por mais tempo e começa a precificar um achatamento da curva mais cedo, ainda no primeiro semestre de 2023, bem mais cedo do que o BC vem anunciando em suas declarações.
Furação no Golfo do México diminui produção de petróleo
Depois de dois dias de queda forte, o barril reagiu e subiu com a passagem do furacão Ian que provocou a paralização de 11% da produção do petróleo no Golfo do Mèxico e subiu 2,43% a US$84,87.
Na semana que vem teremos reunião da OPEP que deve anunciar corte na produção
Já na Europa o gás natural disparou nessa terça, depois da Rússia anunciar que encontrou vazamentos em tubulação do gasoduto Nord Stream utilizado para levar a commoditie para Alemanha.
Ibov uma boia no meio do oceano
O índice bovespa parece uma boia no meio do oceano, subindo e descendo por vários motivos, ora eleições, ora inflação, juros ou mercado externo. Nos últimos dias o mercado externo puxou para baixo, enquanto a queda na inflação e expectativa do juros cair mais cedo do que o anunciado contrapõe estimulando uma bolsa para cima. Materiais básicos e indústria subiram, enquanto os demais