Café Econômico

Ministro da Economia Comunista

Lula ignora o bom senso e escolhe Haddad como ministro

Lula paz e amor, ficou no discurso e talvez nem isso. Não quer governar para todos, apenas para si mesmo. Unir o país não é uma de suas metas e isso fica cada vez mais evidente nas suas atitudes de ignorar completamente quem o critica, mesmo com razão. Meireles e outros economistas que declararam voto a ele, se dizem decepcionados com o Lula pós eleição e na sexta, durante o jogo, ficou mais evidente uma rasteira no mercado. Definir Haddad, alguém sem preparo nenhum para economia, sem histórico e conhecimento prévio para comandar a pasta técnica mais importante do país.

Esse tipo de atitude mostra duas coisas, um extremismo do Lula que parte da população finge não ver, e a falta de nomes técnicos de qualidade que querem trabalhar em seu governo.

Além de Haddad, foram nomeados Flávio Dino na Justiça, Mauro Vieira nas Relações Exteriores, Rui Costa na Casa Civil. Deixamos um período de nomes técnicos para voltar a velha política de nomeação por afinidade e interesse. O procurador Jorge Messias, o “Bessias” conhecido durante a operação Lava-Jato deve comandar a Advocacia Geral da União (AGU)

STF julga bomba fiscal que pode chegar a R$150 bilhões

O STF julga em plenário virtual, até sexta, ações com impactos que podem chegar a um rombo no governo de R$150 bilhões que diz respeito a incidência de PIS/COFNS sobre receitas dos bancos.

Guedes quebra a narrativa de quebradeira do PT

O PT segue firme em sua velha estratégia de querer divulgar resultados ruins do atual governo na tentativa de mostrar que está pegando um país quebrado ou sem condições de governabilidade. Guedes então divulga os dados de seu ministério mostrando que o país está melhor do que 4 anos atrás,. com menos endividamento e a primeira vez desde 2013 que consegue entregar com superavit primário (gastou menos do que arrecadou).

Essa semana é mercada por juros no exterior

Teremos FED (EUA) na quarta, BCE (Banco Central Europeu) e BoE (Banco Central Inglês) na quinta que devem todos eles, subir juros por lá. No Brasil na terça teremos ata do COPOM, que deve deixar claro a possibilidade de subir os juros caso a inflação continue alta.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.