Café Econômico

Moeda única no Mercosul?

Lula demite alto comando do Exército

Com desafeto e preocupado com a baixa popularidade e revolta da população pedindo as Forças Armadas parar tirar o atual presidente, Lula se apressa para mudar todo o alto comando militar, e agora foi a vez do General Comandante Geral do Exército depois da recusa do Gen Arruda de cumprir a determinação de afastar o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Moeda digital entre Argentina e Brasil

Eu fazia muito crítica no governo Bolsonaro quando ele falava de mais, ou vinha com ideias malucas, mas o Lula em 23 dias já está superando o anterior. Resolveu ir no primeiro mês a Argentina para discutir uma moeda virtual comum para as transações financeiras e comerciais. Mais uma investida na Economia sendo que o Mercado ainda não digeriu a quantidade de intervenções em tão pouco tempo e instabilidade, ainda mais a última, de querer intervir na meta de inflação.

Na prática o que está se iniciando é um estudo de uma moeda de transação, para diminuir a dependência do Dólar, coisa que a Argentina tem muita dificuldade e por isso compra menos do que poderia do Brasil. A moeda “sur” seria uma alternativa, que inclusive agrada muita a China, que a coloca como uma potência mais forte a partir que o mundo dependa menos do dólar.

O discurso argentino, em busca de popularidade, diz que será uma moeda única entre todo o Mercosul, que está em ano eleitoral, mas essa medida ainda está longe de acontecer.

Meta de inflação pode ser alterada pelo CMN

Na próxima quinta, Haddad, Tebet e Roberto Campos Neto se reúnem, na primeira reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional) e segundo comentários de Lula contra a independência do BC, pode vir daí o maior golpe, uma tentativa de subir a meta de inflação. Mesmo que RCN não submeta a pressão, na prática são dois contra um e o governo pode perder ainda mais a pouca credibilidade que lhe resta.

Grupo 3G quebra o silêncios sobre Americanas

Principais acionistas da empresa, e fenômenos no Brasil e no Mundo pelo patrimônio alcançado, dizem que bancos, auditora e nem eles sabiam do problema, e por isso não são coniventes. Sofrem prejuízo como sócios majoritários e que trabalham para chegar em um acordo com credores para salvar a empresa e salário de milhões de brasileiros. Nenhum aporte para gerar liquidez foi garantida.

Semana forte de balanços nos EUA

Esse semana teremos Microsoft (depois do anúncio de demissão de mais de 10 mil funcionários), GM e 3M amanhã. Na quarta teremos Tesla, IBM e Boeing.

Chega o ano novo chinês, e situação do COVID estabiliza

Segundo o governo chinês, uma nova onda de COVID pelo país é improvável nos próximos meses, mesmo com a grande movimentação interna para o festival da primavera (ano novo Chinês). Segundo o órgão de controle de prevenção de doenças, a epidemia já infectou 80% da população.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.