Mudança de chefe do banco central da Turquia leva bolsas asiáticas e europeias à queda

O aumento da SELIC para de 2% para 2,75% indicou que o ciclo da alta dos juros será mantido na próxima reunião em maio.

O IBOV fechou nos 116.222 pontos, com alta de 1,8% na semana.

Enquanto o dólar encerrou a semana em queda de 1,17% com fechamento em R$ 5,49. E hoje a semana começou com os índices futuros nos Estados Unidos com resultados diversos após a queda da semana passada.

Na Europa, o índice Eurostoxx, que agrupa papéis de 600 empresas europeias dos principais setores de 17 países, cai 0,13%. Empresas do ramo de lazer e viagens recuaram bastante com o temor trazido pela terceira onde de infecções na Europa.

Os investidores europeus também estão atentos após o presidente Recep Tayyp Erdogan comunicar no sábado a decisão de substituir o chefe do Banco Central do país, Naci Agbal.

O presidente é contra a forte alta de juros em 8,75 pontos percentuais, para 19%, com o objetivo de barrar a alta da inflação. É a terceira vez, desde 2019, que Erdogan troca o presidente do Banco Central.

Após a mudança, a lira turca perdeu mais de 10% de valor, para 7,95 liras turcas por dólar.

As bolsas asiáticas também foram afetadas com essa instabilidade, acompanhando a queda no valor da lira em relação ao dólar.

Nesta semana divulgação do IPCA-15 referente a março, resultado do setor externo de fevereiro, arrecadação federal também de fevereiro, além da ata do Copom referente à reunião dessa semana, e do Relatório Trimestral de Inflação, também publicado pelo Banco Central serão as principais divulgações no Brasil essa semana.

No exterior, PMIs industrial e de serviços referentes a março na Zona do Euro e nos EUA, além de discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, após decisão de política monetária nessa semana. Teremos também divulgação de decisão de política monetária na China serão os principais eventos.

Não deixe de acompanhar o Café Econômico em nosso canal do YouTube para se manter atualizado durante a semana. De segunda a sexta às 8h20 da manhã.

Bons negócios e conte conosco nos investimentos!