Café Econômico

Mundo cai e BOVESPA sobe com Commodities

Política: 

O jornalista Marcelo Moraes, do Estadão, divulgou ontem uma matéria dizendo que a demissão de Bento Albuquerque do MME foi a forma que o presidente Bolsonaro encontrou para reduzir o desgaste político causado pela inflação.  

“Ao entregar a cabeça do almirante, depois de o diesel subir na 2 feira, Bolsonaro quer construir a narrativa de q que não concorda com mais esse reajuste. A alta dos preços e dos combustíveis virou o ponto fraco de sua candidatura à reeleição.” 

Ou seja, não é coincidência que essa demissão do ministra foi no mesmo dia em que o IPCA atingiu uma taxa acumulada de 12 meses de 12,13%. 

Isso deixa claro aquilo que eu falei no café da semana passada: nenhum governo se sustenta em uma crise econômica. Pode ter corrupção, pode ter escândalos, pode falar coisa errada, ser polêmico… Não interessa! Mas uma crise inflacionária, renda média das família abaixando, energia e alimentos mais caros são muito difíceis de um governo sustentar.  

A como se isso não bastasse, teremos greve dos caminhoneiros novamente. 

Isso fez com que o governo, junto ao senado se reunisse para debater a taxação do diesel, para encontrar uma maneira de diminuir o impacto sobre os caminhoneiros. 

Internacional: 

Após o CPI ontem nos EUA, que veio um pouco acima das expectativas (0,3% de 0,2%), hoje temos um novo indicador de inflação para ser divulgado lá, o PPI, índice de preços ao produtos. 

Só com o CPI ontem já há uma certa confirmação de que os apertos monetários nos EUA devem seguir ou mais fortes ou mais extensos, por prazos maiores. 

Já na China, notícias de que os resultados contra a covid foram positivos animou os mercados e fez com que as commodities subissem, em especial, Petróleo e Minério. 

Ao mesmo tempo em que esse impulso favorece as ações, também causa preocupações em relação à inflação. O IPCA de abril ficou em 1,06%, desacelerando em relação ao mês de março, que foi de 1,62%. 

O que deixa os economistas assustados é a difusão da inflação, que está em mais de 78%, isso significa que a grande maioria dos produtos estão subindo de preço, o que provocou uma série de revisões do IPCA para esse ano mais para cima. 

Bovespa: 

A festa das commodities ontem, com rali de quase 5% de alta  no minério e no petróleo, blindou o IBOVESPA de uma queda, o que não aconteceu nos mercados internacionais. 

Mesmo assim, o investidor estrangeiro não para de tirar dinheiro da B3, na última segunda-feira, mais R$235 milhões foram convertidos em dólar novamente. 

Hoje pela manhã, os mercados americanos amanheceram em queda, mostrando a preocupação com o alongamento dos juros lá nos EUA e, aqui não deve ser diferente. Essa influência do mercado americano deve se juntar a uma possível correção da alta de ontem e fazer nossa bolsa cair hoje também. 

Só relembrando: ainda segue forte a temporada de balanços, com muitas empresas divulgando seus resultados. Isso também pode ser um componente adicional de volatilidade em alguns papeis que mostrarem surpresas ao investidor. 

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.