Café Econômico

Nova guerra a caminho (EUA vs. China)

China não gostou nada da visita de Nancy Pelosi, alto escalão americano, 3 na linha sucessória a Taiwan.

SELIC vai subir hoje para 13,75% 

SELIC deve subir hoje, e ninguém ficará surpreso com isso. Já espera-se um elevação de 0,50% indo para 13,75% a dúvida é se vai parar por ai. Difícil demais de medir, uma vez que a inflação foi artificialmente reduzida para as eleições. 

Crise entre EUA e China por causa de Taiwan 

China não gostou nada da visita de Nancy Pelosi, alto escalão americano, 3 na linha sucessória a Taiwan. 

Entenda o problema: 

China entende que a Taiwan é uma república separatista dentro de uma única China 

O mundo reconheceu uma Taiwan independente, lá na década de 70, mas depois voltou a trás 

EUA tem postura ambígua e não muito clara 

China já apertou a política na ilha por várias vezes, tentando tirar a autonomia do governo local. 

EUA tem uma lei, onde todo ano o congresso recebe de órgão de inteligência a situação em Taiwan, para saber se democracia e liberdade é respeitada, caso contrário, já há uma lei aprovada para os EUA cancelar toda compra da China. Por esse motivo a China nunca tomou de fato militarmente a ilha. 

A importância de Taiwan: 

A pequena ilha, tem um escudo de silício. É o maior produtor de microprocessadores do mundo, representando por mais de 50% da produção mundial e se colocarmos em perspectiva os chips mais avançados a participação dela é de mais de 90%. A infra estrutura, investimentos, mão de obra, baixo custo e capacidade de produção torna Taiwan praticamente imbatível nesse ponto, por isso outros países não conseguem produzir na mesma escala. 

Ministério das Relações Exteriores de Taiwan/Divulgação via REUTERS

A visita da Nancy Pelosi ataca a China em um ponto sensível, pois vazou arquivos e documentos secretos da China que pretendia utilizar a Guerra da Rússia e Ucrânia como cortina de fumaça para uma invasão a Taiwan e estavam calculando os impactos políticos. Essa aproximação dos EUA aumenta o stress, acaba com o fator surpresa e mostra que o ocidente e OTAN está de olho em Taiwan, que na pandemia mostrou sua importância para economia mundial.  

China ameaçou de graves consequências a visita da presidente da Câmara na ilha, que de fato aconteceu na noite de ontem.  

Pelosi disse que os EUA “não abandonarão Taiwan” e que agora, mais do que nuca, a solidariedade coma ilha é crucial.  

China já avisou companhias aéreas para evitarem o local, criando seis áreas do espaço aéreo como “zonas de perigo”.  

Balanços hoje: Gerdau, PetroRio, Totvs e Ultrapar 

OPEP não quer produzir mais petróleo 

Matéria da Bloomberg afirma que integrantes da OPEP não estão dispostos a cumprir a meta de mais 420 mil bpp (barrils de petróelo dia) e limitou-se em julho apenas 270 mil, algo semelhante deve acontecer em agosto. Cotação do brent está estábilizada em US$100 

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.