Café Econômico

Nova proposta da Reforma

reforma tributária, Bolsonaro "paz e amor", André Mendonça indicado ao cargo do STF, Rodrigo Pacheco para presidente, Indicador de serviço deve apresentar alta de 1% em maio, Presidente do Santander alerta para momento decisivo na ecomomia, China apresenta resultados fortes que animam o mercado.

Política: 

Tivemos avanços na reforma tributária ontem, Paulo Guedes acabou cedendo e incluiu a redução de 12,5% no IRPJ, hoje as empresas que faturam mais de R$20 mil mês, pagam 25% de IRPJ além dos 9% de CSLL, além desse corte foi incluído a isenção do rendimento de fundos imobiliários. Para sustentar esse corte, Guedes quer retirar subsídios de empresas petroquímicas e de bebidas.  

Com a tributação dos dividendos em 20%, o total de imposto pago sobe de 34% para 49% 

Bolsonaro teve reunião com o STF para diminuir os ânimos recentes com a discussão do voto impresso. Em declaração a jornalistas ele mesmo se declarou “Jairzinho paz e amor”. 

Relator do voto impresso na Câmara, Filipe Barros (PSL) disse que está muito difícil conciliar interesses no voto impresso e que se fosse votado hoje, perderia.  

Foi confirmado a indicação de André Mendonça ao STF na vaga do Marco Aurélio Mello, aquele que mandou soltar o prisioneiro mais perigoso do Brasil o André do RAP no fim de semana.  

O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco não esconde a alegria e otimismo e lançou ontem a sua própria candidatura como uma terceira via, tendo como vice Gilberto Kassab.  Outra mudança é Alkimin, a cara do PSDB saindo do partido para ter espaço na candidatura ao govenro de SP pelo PSD 

Economia: 

As 09h teremos indicador de serviços que deve apresentar crescimento de 1% me maio.  

O presidente do santander, fez ontem uma declaração importante, dizendo que o crescimento do serviço, pode tirar um pouco a inflação sobre os bens de serviço e a ecnoomia pode finalmente andar de vez ou faze-la subir de forma escalonada.  

Internacional: 

Balança comercial na China veio superavitária, mostrando um crescimento de 32% nas exportações e 36% nas importações o que são dados acima do esperado e  

Dólar 

Com a balança comercial brasileira superavitária em US$ 2 Bilhões a economia sobrepõe ao stress político, a racionalidade vence a emoção e moeda tem queda forte caindo para US5,18. 

O Presidente do Santander Bruno Serra, disse que a demanda de overhedge será de um terço do que foi em 2020 e que as empresas  podem demandar menos, o que fará o dólar cair ainda mais.  

O índice DXY também caiu no mudo. 

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.