Novembro de forte alta se encerra com queda de bolsas

Nos despedimos do mês de novembro com o aumento da pressão das negociações do Governo junto ao Congresso na tentativa que a PEC Emergencial seja aprovada ainda este ano, abrindo espaço no teto para um novo programa.

E mesmo com a diminuição da possibilidade de que medidas de ajuste fiscal sejam feitas em 2020, diante das boas notícias em relação a eficiência das vacinas o Ibovespa encerrou a semana com alta de 4,27% nos 110.575 pontos.

Já o dólar, encerrou a semana em queda de 0,96% em comparação ao Real, fechando em R$ 5,34.

Neste mês o índice Dow Jones bateu seu recorde de resultado mais significante desde janeiro de 1987 com alta de 12,9%. S&P 500 com 11,3% e Nasdaq com 11,9% ambos de alta.

Com a divulgação de resultados otimistas das vacinas (Moderna, Pfizer e AstraZeneca), hoje (30/11) os índices futuros americanos e as bolsas europeias estão com leves baixas.

Mesmo com a expectativa em relação a vacina, os Estados Unidos mais uma vez ultrapassam o número de contaminações diárias com 205.460 novos casos registrados pela Universidade Johns Hopkins.

Lockdowns continuam sendo implementados em Alemanha, Reino Unido e França.

Com a intenção de obter um novo acordo comercial, as negociações presenciais entre União Europeia e Reino Unido foram retomadas no sábado (28/11). No dia 31 de dezembro o trato atual chegará no final de seu prazo para transição.

O ministro britânico das Relações Exteriores Dominic Raab, anunciou ontem (29/11) que as conversas deverão levar a uma semana de muita importância. Porém, conforme publicações midiáticas feitas na sexta-feira (27/11) houve rejeição de uma proposta da União Europeia sobre o valor da cota de pesca que as frotas europeias iriam pagar ao pescar nas águas britânicas.

Uma reportagem da agência Reuters também está em destaque, a informação é que a gestão de Donald Trump tem a pretensão de colocar numa lista negra de empresas supostamente controladas por militares chineses: a produtora de óleo e gás  CNOOC e a fabricante de chips SMIC.

Foi emitida uma ordem executiva pela gestão de Trump que proíbe investidores americanos de comprar ações das empresas participantes da lista, a partir de 2021. A medida pode fazer com que haja o aumento da tensão entre a China antes mesmo da posse de Joe Biden.

Nesta semana o PIB do terceiro trimestre e os dados da produção industrial referente à outubro será a principal divulgação.

O PIB da Itália e da Austrália, bem como os dados de desemprego e os PMI’s das principais economias, serão os destaques no exterior.

Não deixe de acompanhar o Café Econômico em nosso canal do YouTube para se manter atualizado durante a semana. De segunda a sexta às 8h20 da manhã.

Bons negócios e conte conosco nos investimentos!