Mercado aposta contra o COPOM em queda rápida de juros
Após o Banco Central deixar claro para o mercado que não reduzir o juros tão rápido assim, o mercado prefere ver o copo cheio e pensar que a inflação será controlada mais rápido do que o restante do mundo e por isso, talvez o juros caia mais rápido ignorando completamente o discurso do COPOM. Na próxima terça, sairá mais detalhes da ata, mas tudo indica que o mercado já tomou sua posição.
FED aumenta o aperto fiscal e bolsas caem nos EUA
A fala do FED foi interpretada pelo mercado com sendo conservadora, e que fará o que for necessário para conter essa inflação, mesmo que leva a economia americana a estagnação ou recessão. Bolsas americanas ontem fecharam em mais um dia de queda.
Europa aumenta juros exceto a Turquia que anda na contramão
Ontem foi dia de mais uma rodada de países subirem seus juros na Europa. O Reino Unido, subiu pela sétima vez, mais +0,50pb indo a 2,25%, enquanto o Banco Nacional da Suíça pôs fim a era de juros negativos na Europa, subindo o juro 75pb de -0,25% para 0,50%. Na Noruega subiu mais 50pb indo para 2,25%, Suécia aumentou mais 1% indo para 1,75%. Já a Turquia, na contra mão do mundo abaixou o juros de 13% para 12% mesmo com inflação de 80%. Falando agora de emergentes, a África do Sul elevou a taxa em mais 0,75% indo a 6,25%.