Superavit no Brasil, o primeiro desde 2013
Desde 2013 o Brasil vem ficando todos os anos negativos. Esse ano, deverá ser a primeira vez nesse período que o governo irá arrecadar mais do que gastou. O saldo será de R$13 bilhões
Bolsonaro reage na reta final no PoderData
Historicamente conhecido como uma pesquisa que otimiza o resultado da esquerda por sua metodologia de amostragem, o Poder Data apontou Lula com 44% das intenções de voto contra 37% do Bolsonaro que subiu bem desde o último levantamento.
Um panorama dos juros no mundo
Ontem foi o grande dia. Nos EUA, juros subiu 0,75% chegando a 3,25% e FOMC deixou a expectativa que o juros por lá, passará os 4% ao ano, sinalizando maus aumentos pela frente.
Já no Brasil, o juros ficou estável, onde a maioria já acredita em um último ajuste de 0,25% chegando aos 14%, mas isso não aconteceu agora mas o COPOM não descartou essa ideia, o que matem uma chama acesa nos que torcem para juros altos. Uma coisa o COPOM deixou claro, o juros não vai cair tão cedo. Na tentativa de desancorar a queda de juros que o mercado vem precificando a partir de maio de 2023, o BC foi categórico que o juros deverá permanecer nesse patamar (alto) por mais tempo. O horizonte relevante agora é 1Tri/24 e lá que o Banco quer perseguir a meta de inflação.
Hoje teremos juros na Inglaterra, que deve subir o juros em 0,50% chegando a 2,25%. Turquia e África do Sul, também determinam juros hoje. Já o Japão, permaneceu seu juros negativo em -0,10%.
Discurso de Putim ameaça escalar a guerra na Ucrânia
As estratégias de Putin na invasão a Ucrânia, deram muito errado. Primeiro, tentou atacar o país como um todo e derrubar o presidente, deu errado. Depois tentou controlar metade do país, deu errado, achou que venceria a guerra em poucas semanas, deu errado. Achou que declarando “missão especial” e convocando apenas quem queria ir para a guerra, venceria, deu errado. Tentou segurar a região leste e sul da Ucrânia e fazer um acordo de paz, deu errado.
Bom, depois de tantos planos errados, um prejuízo militar enorme para Rússia que está tendo que colocar seus tanques e mísseis antigos, do tempo da União Soviética no combate, ter soldados desistindo e lutar e convocando prisioneiros para ir para linha de frente além de, colocar a vida do cidadão russo, em total desconforto, sem acesso a produtos importados e sofrendo na economia a popularidade do Putin anda de mal a pior e já falam na queda do seu governo.
Encurralado, o presidente russo, tenta uma outra saída, ir para o ataque. Agora convoca os reservistas para ir para o fronte de guerra. Jovens e adultos com famílias e empregos estabelecidos, terão que servir, obrigatoriamente na frente de batalha. Acreditasse que a pouca popularidade do presidente irá ruir ainda mais rápido, o que aumenta os temores e leva a crer nas ameaças de guerra nuclear que o país asiático vem fazendo.