Café Econômico

O dia do Fico

Bolsonaro ficará no país mas família deve viajar

Bolsonaro afirma que possível viagem para os EUA para ficar 3 meses é falsa, ele ficará de fato no país, mas acreditam que esposa e filha deverá ir para os EUA. Ainda não é certo se ficará para cerimônia ou se programa outro tipo de ação. Passagem de faixa também é incerta.

Discurso de Lula as 11h deve anunciar ministros

Lula ainda tem 16 ministros para anunciar. Hoje é praticamente o último dia útil do ano, já que amanhã o sistema financeiro e muitas empresas não trabalharão. A entrevista coletiva hoje as 11h deve trazer os nomes de 15 novos ministros e Tebet que deve ficar com o Planejamento, não do jeito que queria com os bancos estatais abaixo de sua alçada.

Cobrar impostos para os jornalistas agora é legal

Vários jornais nacionais não escondem a felicidade de ter Lula como presidente e passam a militar a seu favor, aqui esse canal, tem o compromisso com a ética e tem princípios muito bem definidos. O que é bom é bom, o que é ruim é ruim. Não temos político de estimação e o que é certo é certo e o errado continua sendo errado, independente de quem o cometa. Muitas vezes critiquei aqui o Paulo Guedes e Bolsonaro quando queria aumentar gastos e impostos, e continuarei fazendo isso no governo do PT, mas muitos jornalistas, parecem não ter seus princípios éticos e morais muito bem definidos. Isso fica claro, mais uma vez, no partidarismo de “agora subir os impostos dos combustíveis é bom”, veja notícia na íntegra: “A primeira indicação positiva (da austeridade fiscal) veio da determinação de Lula para a recomposição do PIS/COFINS sobre os combustíveis, que pode garantir arrecadação extra de R$50 bilhões por ano, ajudando a reduzir a dívida pública”.

É no mínimo uma sem vergonhice, ver jornalistas econômicos defendendo ao mesmo tempo, aumento de 40% de ministérios e aumento de impostos para “diminuir dívida pública”.

O legado de Guedes pode ir além de seu tempo

Guedes pediu alguns estudos a sua equipe técnica, para arrumar a o teto dos gastos públicos e tirar a indexação do IPCA e passar para o PIB, assim o teto teria um crescimento real, acima da inflação, dependendo do nível da dívida. O centrão gostou da ideia e quer votar já em fevereiro, atropelando qualquer tentativa do PT de fazer algo diferente disso.

IGP-M sobe em dezembro e fecha em 5,45% em 2022

IGP-M fecha em alta de 0,45% em dezembro depois de 3 meses negativos e fecha o ano em alta de 5,45%.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.