Café Econômico

O Medo do Mercadante

Mercadante presidente do BNDES

Porque o mercado tem tanto medo do Mercadante no BNDES? Pelo fato dele ter participado da Modelo Monetário Moderno definido pelo governo Dilma que afundou em passos largos nossa economia. Ter a velha política de volta em cargos importantes que por 4 anos foram ocupados por pessoas técnicas e que trouxeram austeridade e crescimento para o nosso país, desanima o mercado, ainda mais com os receios de ter como CEO de um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, um socialista militante, que poderá trazer de volta os rombos fiscais de emprestar dinheiro dos nossos impostos para obras em ditaturas na América Latina além de tentar neutralizar a ação do Banco Central em controlar a inflação subindo juros, com empréstimos subsidiados pelo Estado inflando ainda mais a inflação e incapacitando a independência do BC nas políticas monetárias.

STF julgará hoje o Orçamento Secreto

O congresso, rapidamente se articulou com alterações na proposta do orçamento secreto para que não se torne inconstitucional perante os olhos do STF. Algumas medidas forma sugeridas assinada por Lira e Pacheco para alteração da lei. Entre elas: As indicações só podem ser feitas por parlamentares, a divisão de vergas obedecerá ao tamanho dos partidos, as emendas do relator não serão impositivas, o Executivo dará a palavra final.

Novas definições de juros nos EUA, Europa e Inglaterra

A inflação mais fraca nos EUA trouxe um certo alento e esperança de que os juros por lá devem subir, mas talvez em menor intensidade. Fato é que o presidente do FED sempre deixou claro que o juros irá subir, e manter se alto por mais tempo do que o mercado acredita, em uma vã tentativa de ajustar expectativas do mercado que vê, em qualquer sinal, por mais simples que seja, que o juros irá cair logo. A definição do FED será as 16:00h (Brasília) e as 16:30h será o discurso do Jerome Powell.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.