Seguro saúde: Comprando um seguro e poupando dinheiro

Diferentemente dos planos de saúde que possuem profissionais cadastrados (e algumas vezes exclusivos) em sua rede, o seguro de saúde deixa o beneficiado livre para escolher seu médico, seu laboratório, entre outros serviços.

A grande diferença, portanto, entre plano e seguro saúde é que este último tem como objetivo reembolsar o cliente por despesas médicas com consultas, cirurgias, exames clínicos, tratamentos diversos e internações realizadas, sendo que estes serviços podem ser escolhidos livremente pelo segurado. Este reembolso deve ser feito em todas as categorias, de acordo com o plano escolhido.

Atualmente, algumas seguradoras disponibilizam serviços referenciados, ou seja, uma pequena rede de médicos e colaboradores recomendados. Nestes casos, o pagamento é feito diretamente ao prestador pela seguradora.

No caso do seguro saúde, o cliente paga uma mensalidade que é chamada de “prêmio” e funciona da seguinte maneira: todos os segurados pagantes garantem a assistência uns dos outros mediante o pagamento do prêmio. Cada mensalidade equivale, em partes, ao risco do custo dos tratamentos de cada segurado. Funciona, mais ou menos, como uma “cooperativa” de saúde.

Vantagens do seguro de saúde:

  • Menos espera: todos sabem o quão desanimador é esperar nas filas por atendimento médico. Como o segurado do plano de saúde tem acesso aos serviços e clínica particulares, o atendimento costuma ser bem mais ágil, sem aquelas horas de espera.
  • Liberdade de escolha: com o seguro saúde, o segurado pode escolher o médico, clínica, laboratório ou serviço para ser atendido, não dependendo de uma rede fixa de opções, como acontece nos contratos de planos de saúde.
  • Mais exclusividade: De acordo com as normas da ANS, os seguros de saúde são constituídos por diferentes módulos de coberturas, permitindo ao usuário ter um serviço de cobertura totalmente ajustado às suas necessidades e perfil.