Café Econômico

Payroll e feriado prolongado

PEC dos Precatórios é adiada novamente, Reforma do Imposto sem previsão, Hoje é dia de IPCA que pode vir acima de 10% em 12 meses, EUA aprova aumento do teto dos gastos públicos ontem a noite. Payroll as 09:30h deve reduzir desemprego a 5,1%

Política: 

PEC dos Precatórios teve pedido de vista coletiva ontem na comissão especial, e foi adiada para o dia 19 e o Senado não dá notícias da Reforma do Imposto de Renda.  

A dúvida que paira é, com a fome do Governo em fazer medidas populares para 2022, ano de eleição, de onde sairá o dinheiro? 

Economia: 

Hoje é dia dele, IPCA as 09h que pode trazer a desagradável surpresa de ser a maior inflação para setembro em 3 décadas que deve chegar nos 2 dígitos a 10,34% em 12 meses. O principal motivo é a bandeira tarifária “escassez hídrica” da energia elétrica.  

Internacional: 

Ontem a noite o senado americano aprovou o aumento do teto dos gastos nos EUA em quase meio trilhão de dólares até 3/12 o que vai dar um fôlego extra no mercado.  

O payroll hoje vai mostrar como anda a economia e se vier forte, com geração de mais 500 mil vagas de emprego e desemprego caindo para 5,1% e com isso pode começar logo a redução dos estímulos (tapering) agora em novembro.  

Petroleo Brent ontem bateu os US$80 com alta de 1,07% quando o governo americano negou que usaria as reservas estratégicas para controlar o preço. Petrobrás ficou da festa fechou levemente negativo.  

Bovespa: 


Banco Inter anunciou que vai deixar de negociar suas ações na B3 de forma direta e passará a ser listada na bolsa americana e negociada aqui através de BDR. Setor de educação subiu forte ontem YDUQS +9,82 e COGNA +4,68% com relatório do CITI de que o pior para aula presencial no Brasil já passou. 

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.