Café Econômico

PEC do Rombo Fiscal aprovada no Senado

PEC do Rombo Fiscal aprovada no Senado

PEC foi aprovada no plenário, por dois turnos com 64 senadores, uma ampla maioria, já que no total são 81.

Na prática foi aprovado, sem muito estudo por parte dos nossos representantes, um fura teto de R$168 bilhões, abrindo mais R$100 bilhões dentro do orçamento para gastar com outras despesas não previstas por um prazo de dois anos e um garantia de que me 6 meses o novo governo irá apresentar um plano para substituir o teto dos gastos públicos.

A proposta ainda precisa ser aprovada na Câmara, que deve haver mais resistência. Arthur Lira colocará para votação na próxima quarta, se for alterada, terá que voltar para o Senado.

Fatiamento do Brasil entre partidos

voltamos a velha política. Em troca de apoio para governar o PT está criando mais ministérios, mais orçamento, mais gastos públicos, mais endividamento que gerará, mais impostos lá na frente. Lula deve anunciar os ministros na semana que vem, depois de diplomado, MDB ficará com duas pastas, União Brasil uma pasta e estatal, e o PSD com um ministério com orçamento maior, como o dos Transportes, o PDT ficará com Ministério do Trabalho o PSB com mais dois.

PL e PP e Republicamos devem fazer oposição ao governo, mas já tem fogo amigo. O PL deve questionar irregularidades nos gastos de campanha do senador eleito Sérgio Moro.

Ficou para próxima semana votação do Orçamento Secreto

Ontem o STF deu abertura no processo, onde ouviu os advogados, mas não teve votação de nenhum ministro. O tema é crítico e há inclinação de alguns deputados para prejudicar a PEC caso o orçamento secreto seja bloqueado pelo STF.

No discurso, Lula foi bastante crítico ao Orçamento Secreto, mas na prática, não quis se indispor com o Legislativo, que inclusive, espera que ele pressione o judiciário em favor da causa. Lula não gosta do Orçamento Secreto porque limita o seu poder de barganha com os deputados e senadores em troca de verbas parlamentares, uma atualização do antigo, mensalão.

COPOM mantém juros e discurso que poderá subir mais

Ontem foi a reunião do COPOM onde manteve a taxa de juros em 13,75% mas informando que estará de olho nos gastos do governo e não hesitará em subir mais o juros se a inflação voltar a ser pressionada.

Mercado cai com avanço de PEC no Senado

Mercado ontem derrete igual manteiga com avanço da PEC no Senado, e com a facilidade com que os parlamentares estão dispostos a gastar. Vale caiu mais de 4% seguida por várias blue ships.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.