Café Econômico

Pior do que ruim, é não ter nada

Governo afronta BC e quer inflação alta

A inflação é pior de toda economia. Todo Banco Central e governo com bom senso, lutam para acabar com a inflação. Mas de onde ela vem? Toda vez que se imprime dinheiro, ou distribui para quem não produz, gera inflação. Existe um equilíbrio econômico entre produção e moeda, que quando é desequilibrado pela impressão de dinheiro ou endividamento público, gera inflação. Isso talvez seja mais velho que andar para frente. Desde que o Império Romano, começou a imprimir dinheiro, começou sua ruína.

Lula vem batendo forte no Banco Central, quer juros baixo. Mas porque? Porque com juros baixo, aumenta os “investimentos” e o governo pode “investir” mais, aumentar o faturamento de empresas, afinal, tudo é reajustado na inflação e o Petrolão, criado no governo Lula, deixou muito claro, como funciona a máquina de corrupção do partido. Infelizmente, a falácia de meta de inflação alta, discutida de forma muito organizada pelo PT, iniciada pelo presidente, avançando pelos deputados e senadores, representantes do partido e agora “economistas” vai tomando espaço na mídia e confundindo o brasileiro médio.

Inflação foi o que afundou nosso país em consecutivas crises na década de 80, 90 e 2000.

Não se sabe ainda, se o Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central, vai ceder, mas tudo indica que sim e as metas de 2024 e 2025 devem subir par 3,5%, Lula quer 4,5%. Segundo estudo do Itaú, se a meta é essa, a inflação, deve ficar em 6% e para ancorar a economia, a SELIC pode ir para 14,75%. Durante a tarde de hoje, RCN vai dar uma entrevista para Roda Viva e espera que ele fale qual é a visão do Banco Central. O programa irá ao ar as 22h, mas pode vazar.

Pior do que uma meta alta, para o mercado, é não saber qual é a meta . Se vai subir a inflação, a economia vai mal, mas já vivemos assim no passado e na prática, o mercado só precisa ajustar suas apostas.

Mercado acredita na independência do Banco Central

Muito se discute nos bastidores, de acabar com a independência do Banco Central. Seria muito mais fácil para o governo atual, fazer seus ajustes de meta de inflação, sem ter que justificar isso. O PT está batendo nessa tecla, acabar com essa autonomia, mas segundo o Congresso, isso não vai para frente. Arthur Lira descartou esse tipo de apoio e Rodrigo Pacheco disse que não há ambiente político para rever a lei.

Lula fracassa em acordo com EUA sobre Amazônia

Com o intuito de angariar fundos internacionais para ONGs que se mostraram muitas vezes corruptas e ineficientes, o caso da Amazônia é um grande problema que o brasileiro precisa parar para entender, discutir e refletir. Muito se fala em desmatamento, garimpo e invasão de terras indígenas, mas pouco se fala, dos índios que são doutrinados pelas ONGs internacionais que exploram a floresta e o povo brasileiro. Com justificativa de ajudar, há muito interesse por trás da riqueza inexplorada da floresta.

Com o objetivo de angariar fundos para uma eventual proteção ambiental, Lula foi conversar com Biden e pedir dinheiro e lhe foi ofertado US$50 milhões, muito abaixo dos bilhões que esperava.

Estranho o Brasil pedir dinheiro para outros países, se o BNDES está disposto a doar dinheiro para outras nacionalidades, não é mesmo?

Rússia diminui a produção de Petroleo em 500 mil bpp

Apesar das fores sanções do mundo, a Rússia, grande produtora e exportadora de petróleo, consegue de alguma forma, entregar suas commodities a outros países, com um forte desconto, claro, mas consegue. Mas parece que a situação não anda tão fácil a medida que a guerra avança contra a Ucrânia, pois nesse fim de semana, a Rússia anunciou o corte na produção de 500 mil barrils de petróleo dia (bpp). Apesar das sanções, se ela produz, alguém está consumindo que deixará de consumir, logo passará a comprar no mercado regular e deve subir a cotação do petróleo. OPEP+ se reúne nessa semana, mas não deve aumentar a produção.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.