Política:
A Bomba dos precatórios no orçamento de 2022 é o tema político que mais preocupa agora. Não dá para furar o teto, não tem dinheiro para pagar tanta dívida, não querem abrir mão do aumento do Bolsa Família. É muito santo para pouco manto. A equipe econômica não quer furar o teto, o que é bom, mas quer aumentar impostos, o que é um problema.
Os presidentes das Câmara e Senado estudam uma outra saída, onde parcele o precatório, reduza os custos, mantenha o orçamento com acordo entre os governadores.
Essa reunião, também deve definir a reforma tributária para 2022 que tributa os dividendos para financiar o Bolsa Família para 2022. Esse ano será financiado pelo IOF.
Enquanto não há uma definição o mercado fica sem bússola e sem direção para 2022.
Internacional:
A crise da Evergrande, uma das maiores empresas do setor de construção civil na China, com alto nível de endividamento passa por uma situação de crédito delicada e o mercado especula a hipótese de um novo 2008. É consenso no mercado que um default da empresa está longe de ser um episódio de um “Lehman Brothers 2” que detonou o subprime nos EUA. Fato é que com os números questionáveis da China, ninguém sabe ao certo o que pode acontecer em Pequim, e se o governo vai salvar ou não a empresa.
Mas fato é que o preço das commodities, o que vinha gerando uma grande preocupação no governo chinês, vem desabando e com isso diminuindo a pressão inflacionária na economia. O minério de ferro, por exemplo, ficou abaixo dos 100 usd, para quem bateu máxima essa ano a 217 usd a tonelada é uma queda vertiginosa.
Com a crise imobiliária, perde-se o anel, para salvar os dedos. Seria essa a jogada chinesa?
Com queda nas commodities a bolsa brasileira sente, em especial a setor de materiais básicos. Mesmo a excelente notícia da Vale de pagar mais de 10% em dividendos nesse mês, não foi suficiente para segurar sua queda ontem de 3,30%
Bovespa:
A bolsa no dia de ontem, teve volume dentro da média R$38 bilhões, o que mostra que o sell off é seletivo. Quem puxou a bolsa forte para baixo no dia de ontem foi o setor de materiais básicos -3,52% também foi o setor financeiro com queda -3,09%