Café Econômico

Pressa para com a Reforma Tributária

Pressa na reforma tributária, Setor de serviço veio mais forte que esperado, Inflação nos EUA acima do esperado assusta mercado e PIB da China no 2T/2021

Política: 

Depois de 30 anos discutindo reforma tributária o governo na pessoa do Guedes teve pressa. Abortaram uma reforma ampla que uniria os impostos para fatia-la em 5 etapas. A primeira seria unir o PIS e COFINS, mas não é “urgente” a pressa é para aumentar os impostos, isso sim, tem pressa e quer votar ainda essa semana, uma proposta que surgiu a menos de 30 dias.  

Celso Sabino (PSDB) mudou um pouco a proposta da reforma: 

IRPJ foi reduzido de 15% para 2,5% até 2023 e alíquota adicional de 10% cobrada para empresas com lucro superior a 20 mil, será mantida. Mas mesmo assim caiu de 25% para 12,5%. 

O Governo abre mão de R$115 bilhões de impostos ano para tributar de outra forma. Reduz subsídios (cosméticos, perfumaria, medicamentos, indústria aeronaves e embarcações) e taxa os dividendos em 20% e tributa os juros sobre capital próprio (JCP).  

Ainda assim, o governo teria menos arrecadação, o que para um país com dívida pública elevada como a nossa é um perigo e está contando com uma recuperação econômica. 

Economia: 

Ontem o indicador de serviço veio em 1,2%  o que é acima do esperado e levou algumas instituições como Credit Suisse a acionarem um viés positivo à sua projeção do PIB de 5,5% em 2021. 

Internacional: 

Nos EUA indicador de inflação pouco mais elevado do que se esperava 5,4% em junho (anualizada), assustou o mercado e Powell voltou em cena para falar o que vem falando, que tá tudo bem e não irá mudar a taxa de juros e estímulos por lá.  

Hoje sairá mais um idicador, o PPI (índice de inflação ao Produto) que é esprado uma lata de 0,60% contra 0,80% do mês anterior.  

As 11:30h teremos estoque de petróleo estimativa de queda no estoque em 4 milhões de barris. 

As 13h teremos fala do Powell na Câmara e as 15h teremos leitura do livro Bege  

Nessa noite teremos PIB da China no 2Tri 

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.