Café Econômico

Recuperação da Industria Chinesa

Dia de votação da PEC dos Precatórios na Comissão Justiça , Congresso altera lei para legalizar orçamento secreto, Força tarefa para aprovação da PEC envolve até setor produtivo, Superavit primário em Outubro pode ser o melhor desde 2016, Desemprego deve cair para 12,7% com geração de 260 mil vagas , IGP-M veio abaixo do piso da estimativa com apenas 0,02% , Powell fará discurso sobre economia e risco da Ômicron, Biden ontem descartou novas possibilidades de lockdown nos EUA

Política: 

Hoje será a votação na CCJ da PEC dos Precatórios. Dando tudo certo, Pacheco vai leva-la para votação do plenário na quinta. Poderia ser hoje, mas ele quer esperar a votação do André Mendonça indicado ao cargo do STF, que está congelado 4 meses por Davi Alcolumbre na tentativa de conseguir votos suficientes para derruba-lo. Mendonça é o indicado “terrivelmente evangélico” do Bolsonaro ao cargo do STF que se derrotado no Senado, será uma derrota pessoal do presidente e poderá mostrar fragilidade na votação de quinta.  

Orçamento Secreto. Depois da ministra Rosa Webber ter acusado de ilegalidade esse orçamento e pedir ampla transparência ao congresso, foi votado na Câmara e Senado um puxadinho na lei para regularizar esse tipo de emenda parlamentar que agora traz transparência e coloca um limite nos gastos, mas só daqui para frente, 2020 e 2021 ficam como está desafiando o supremo.   

Todos pela PEC. Ontem foi costurado o acordo da PEC nos bastidores de Brasília. Entenda o caso. A reforma do imposto foi aprovada na Câmara e travada no Senado. Lira então travou o REFIS na Câmara e agora promete libera-lo se a PEC dos Precatórios for aprovada no Senado como moeda de troca. Guedes já tinha liberado a desoneração da folha de pagamentos a 17 setores da economia e agora espera que o mercado faça pressão nos senadores para aprovação da PEC.  

Hoje o STF deve julgar o caso das Fachadinhas do senador Flávio Bolsonaro, expectativa é de arquivar o caso e dar foro privilegiado ao senador.  

Economia: 

Dinheiro em caixa. O melhor desempenho desde 2016 nas contas públicas, o Governo Central deve garantir hoje um superavit primário de R$32,550 bilhões nas contas do setor público.  

As 09h devemos ter redução na taxa de desemprego para 12,7% com geração de 260 mi vagas de emprego formal em outubro.  

IGP-M ontem foi uma grata surpresa vindo a 0,02% abaixo até do piso das estimativas que eram 0,15%. O  que abre espaço para o presidente do BC reforçar as apostas de 1,5% de alta na SELIC seriam suficientes.  

Internacional: 

Powell hoje fará um discurso 12h no senado onde deve falar da ômicron, que eleva as incertezas de retomada do trabalho e que por isso, pode postergar os pacotes de auxílio ao mesmo tempo que fala que está de olho na inflação para controla-la.  

Biden ontem descartou novas possiblidades de lockdown nos EUA mas deve fechar fronteiras para países africanos 

China tem crescimento industrial que saiu de 49,2 para 50,1. O resultado superou a previsão de 49,6 e marcou a retomada do território de expansão.  

Bovespa: 

Commodities ontem puxaram a bolsa para cima, com alta do minério e correção do petróleo e os Bancos fecharam perto do zero a zero. Petrobrás +3,51% e Vale +1,25%  

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.