Política e Economia:
Com impasse na cãmara e fortíssimo impacto do Lobby dos empresários, a votação da Reforma Tributária é prorrogada dessa semana para agosto. Junto ao Lobby dos empresários, os prefeitos e governadores também deverão se juntar para atrasar o desenvolvimento da reforma.
Parece que após toda turbulência e atraso com relação ao orçamento de 2021, o recado foi recebido e será discutido dessa vez antecipadamente a LDO (lei de diretrizes orçamentárias) de 2022 na câmara.
As criticas em torno da reforma tributária se resumem ao fatiamento, que gera instabilidade e preocupação de saber de fato qual é a amplitude dessa reforma. A proposta do Paulo Guedes é baseada em aumentar os impostos sob dividendos e compensar diminuindo a carga do Imposto de Renda PJ.
Em live do Paulo Guedes ontem, ele afirmou que perder os 30 bilhões (da arrecadação do IR) não seria problema em vista de que no primeiro semestre de 2021 o Brasil arrecadou 100 bilhões a mais do que se esperava.
Risco da reforma fatiada de avaliar o todo. CBS pode aumentar
O Presidente Jair Bolsonaro que já havia se queixado de contrações musculares involuntárias e soluços, foi internado no dia de ontem (14) no Hospital das Forças Armadas em Brasilia. Em nota, diz a Secom
“Por orientação médica, o presidente ficará sob observação, no período de 24 a 48 horas, não necessariamente no hospital. Ele está animado e passa bem”,
No entanto, fontes revelaram que o problema da obstrução abdominal pode ter relação com as várias cirurgias realizadas no intestino após a facada durante a campanha eleitoral em 2018.
Internacional:
O destaque internacional de hoje são diversos indicadores que irão sair:
Pedidos de auxílio desemprego às 09:30h
Atividade Industrial às 10:15h
Fala do Gerome Powell às 10:30h
Como informado no Café Econômico de ontem, o PIB da china veio forte, porém abaixo do esperado. Subiu 7,9% o que é muito bom, mas diminuiu ritmo comparado com o 1 Tri que foi 18,3% (comprado com uma base mais fraca)