Café Econômico

Reforma Tributária Parte II – O Retorno

Reforma tributária, Impeachment no STF, CPI do Covid (número real de mortes seria de menos da metade do divulgado?) IGP-10 e EUA, Afeganistão e Talibã

Política: 

Hoje é o potencial dia que teremos uma reforma tributária votada no congresso. Porque eventual? Porque até agora não se chegou a um texto final e  população (nem os deputados) sabem o que será votado. A proposta que o relator negociava com líderes partidários, segundo divulgação do Estadão, seria uma redução menor do IRPJ de 25% para 17,5% ou seja, mais imposto para o contribuinte, mas assim Estados e Municípios teriam um impacto menor na sua arrecadação, enquanto o Federal receberia ainda os dividendos.  

Empresas optantes pelo Simples e do lucro presumido, com faturamento anual de até R$4,8 milhões estaria isento desse rearranjo.  

Se os deputados votarem agradando Prefeitos e Governadores, quem não vai gostar nada disso são os empresários que vê uma reforma tributária, não para simplificar, mas para aumentar impostos de um governo gastão gerador de inflação.  

Segundo presidente da CNI, a carga tributária subiria para no mínimo 39,2% dependendo do seguimento de empresa, o que é inaceitável, segundo ele.  

Impeachment do STF? Pessoas próximas tentam dissuadir o presidente a desistir da ideia. Rodrigo Pacheco como potencial candidato as eleições em 2022, pelo PSB, defendendo uma ala de centro, não quer confusão. Já deixou claro nas rede sociais que estamos em momento de “união” e não de divisão. Seria muito simbólico o presidente atravessar a praça dos 3 poderes a pé com um pedido de impeachment debaixo do braço, mas abria mais um capítulo da briga, o que todo mundo quer adiar.  

Na CPI do covid, hoje, depõe o auditor do TCU Alexandre Marques que afirma ter realizado um estudo onde metade das mortes confirmadas no Brasil por COVID-19 não teria ocorrido. 

Economia: 

Hoje teremos as 08 divulgado pela FGV o IGP-10 uma prévia da inflação oficial que é o IGP-M. Expectativa é de acelerar 1,29% 

Equipe econômica pretende fazer mudanças no pagamento do FGTS onde quer repassar 96% do lucro da aplicação o que garantiria um juros real acima da inflação em 2020 e pretende elevar o valor do imóvel financiado pelo programa Casa Verde Amarela. 

Internacional: 

Biden recebe uma chuva de críticas por ter tirado as tropas do EUA do Afeganistão e te-lo deixado a própria sorte. Presidente em discurso, disse que mais 1 ou 5 ou 20 anos não faria diferença e que não pode oferecer aos afegãos a vontade de lutar. O Taleban deve retomar a região e a promessa de “transição pacífica” não é que se vê. 

S&P500 fecham em mais uma máxima histórica, com recuperação ao longo do dia. Nasdaq em leve queda de 0,20% 

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.