Reino Unido e União Europeia fecham acordo comercial

Com a divulgação feita pelo Instituto Butantan e o governo de São Paulo sobre a eficiência da Coronavac em sua terceira etapa de testes clínicos, a alta do petróleo e a aprovação do pacote de estímulos nos EUA, o IBOV encerrou a semana com alta de 1% nos 117.807 pontos.

O Dólar também encerrou a semana em alta 0,73% em comparação ao Real, em R$ 5,19.

Após meses de negociações, Reino Unido e União Europeia finalmente fecharam um acordo comercial pós-Bréxit no dia 24/12. A aprovação do Parlamento britânico ainda é necessária.

O acesso às águas britânicas foi um dos principais temas do Brexit. Nos dias de hoje, navios estrangeiros realizam mais de 60% da pesca no país. Foi determinado que o valor da pesca deverá ter redução de 25% pela União Europeia; porcentagem bem inferior aos 80% que haviam sido sugeridos pelo Reino Unido.

Depois do período de transição que será de 5 anos, o Reino Unido terá total domínio sobre suas águas e cortes ainda maiores poderão ser feitos na pesca realizada por barcos da União Europeia.

A Côrte Europeia de Justiça não fará mais a jurisdição do Reino Unido. Britânicos não terão mais acesso ao passaporte europeu, e será preciso que os profissionais do Reino Unido possuam qualificações reconhecidas em cada país que tiverem o interesse de trabalhar.

Nos Estados Unidos, Donald Trump vinha negando a aprovação da legislação e exigindo que ao invés de 600 fossem pagos US$ 2.000 para a maior parte dos norte-americanos. Por também ser contra a alguns tópicos do orçamento, o presidente extrapolou a data para a assinatura (26/12) por um dia.

O atraso na assinatura do pacote de estímulos, fará com que 14 milhões de norte-americanos desempregados deixem de receber benefícios temporariamente.

A assinatura também foi importante para que o governo estadunidense não precisasse entrar em “shutdown”, conjuntura onde apenas serviços essenciais seguem em funcionamento.

Além disto, a proposta de inclusão do pagamento do auxílio no valor de 2.000 dólares foi bem aceita pelos democratas. A votação ocorrerá nesta segunda-feira (28/12) na Câmara. O Senado, com republicanos em maioria, também deverá iniciar a votação sobre o aumento do benefício.

Nesta semana teremos como principais destaques de nossa agenda econômica PNAD referente a outubro, o IGP-M de dezembro e dados fiscais referentes a novembro.

No cenário global, o PMI Composto da China e a taxa de desemprego do Chile e da Colômbia serão as divulgações mais relevantes.

Não deixe de acompanhar o Café Econômico em nosso canal do YouTube para se manter atualizado durante a semana. De segunda a sexta às 8h20 da manhã.

Bons negócios e um próspero 2021!