Café Econômico

Selic a 4,25% e porque isso é ruim

Votação hoje no Senado sobre a MP da Eletrobras , CPI do COVID, Mais vacinas a caminho, FED surpreende com preocupação com inflação , SELIC subindo cada vez mais.

Político: 

Votação hoje no Senado sobre a MP da Eletrobras. Depois de muito debate e discussão no senado e inclusão de vários “jabutis”, medidas controversas para agradar a oposição, discussão deve avançar hoje no senado e há chances de ser aprovado.   

E a CPI? Depois de varrer todos os ministros e quebrar sigilo bancário de várias pessoas ligadas ao governo, o STF vem liberando habeas corpus em lote para governadores de oposição ao governo que tiveram pico de crises em seus estados e a políticos ou técnicos ligados a oposição ao governo, o último de destaque é o servidor do TCU Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, autor de um estudo falso apontado supernotificação  de mortes por COVID, terá garantido pelo STF direito de silêncio. 

Economia: 

Selic a 4,25% não era novidade mas o mercado estava esperando uma nova mudança no tom do COPOM de ser mais conservador na economia e subir a taxa de juros de forma mais regular e foi exatamente isso que ele ouviu. Já deixou claro que virá mais ajuste pela frente o que atrai o Carry Trade e chama o dólar para baixo.  

A grande questão é: Como controlar a inflação quando o governo gasta sem limite e distribui dinheiro? Será mesmo que elevar o preço do crédito será suficiente. Nossa resposta: Não! Mas é a forma mais “fácil” e populista que se tem em mãos hoje.  

Internacional: 

FED ontem surpreendeu o mercado ao apontar uma preocupação maior com a forte elevação da inflação. O excesso de gastos dos EUA eleva o consumo de uma forma abrupta sem que a indústria e serviço consiga atender a demanda. O FED sinaliza que a inflação deve ser transitória mas o mercado antecipa uma elevação da taxa de juros antecipada para 2023  

Bovespa: 

Bolsa teve um giro gigante, 93 bilhões com queda forte de praticamente todos os setores, o mais significativo foi o IMAT -2.53% e o que segurou foi o IFNC +1,34% 

Dólar 

Com alta da SELIC a moeda pode romper os R$5 e abrir espaço para queda no curto prazo com aumento do Carry Trade 

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.