Café Econômico

SELIC alta é bom, menos para você

Petrobras já tem novo executivo interino a partir de quinta

O comitê de elegibilidade da Petrobras avaliou o nome de Jean Paul Prates que renuncia o mandato de senador até o dia 30 para se tornar presidente interino da estatal. O comitê não divulgou seu parecer, que deve ser favorável, mas oficialmente o conselho de administração da empresa deve aprova-lo amanhã. É mais uma investida do governo Lula de tirar pessoas técnicas e de competência para colocar amigos próximos, políticos sem experiência, inclusive com risco de sindicalistas participarem da diretoria da empresa.

Piorar para conquistar. Gasolina sobe 7,46%

Uma das primeiras medidas que a nova competência da estatal já influenciou é o aumento da gasolina em 7,46%, um aumento médio de R$0,23 na refinaria, com certeza pagaremos mais caro que isso.

A presidente do PT, Gleisi Hoffman já foi para o twitter para isentar o governo dizendo que o aumento é uma “pressão dos acionistas” e que o compromisso do PT é por fim “à dolarização e a política de venda dos ativos”.

O discurso é tão falido, que o combustível e dólar estão mais baixos desde de novembro do ano passado. Uma medida claramente de gerar stress na população que não checa os fatos para justificar intervenção no empresa.

As campeãs nacionais estarão de volta

Um grande esquema de corrupção no governo PT foi a criação das campeãs nacionais. Grupo de empresas que ajudavam o partido com propina e recebiam injeção de dinheiro barato pelo BNDES, só para refrescar a memória lembre de dois casos famosos “Joesley day” com o caso da JBS e a Odebrecht. Segundo o Twitter de Gleisi e a confirmação de nota do Banco Estatal, há estudo para incentivar empresas brasileiras a aumentarem suas exportações

Americanas do escândalo financeiro ao responsabilidade

A briga está longe de acabar. Com a moral manchada, o Grupo 3G, Lemann, Telles, Sicupria legam que é responsabilidade dos bancos terem validado o balanço da empresa e as irregularidades reveladas na contabilidade da empresa. Uma forte tentativa de “dividir a razão e a conta” do prejuízo. Já os bancos refutam completamente na narrativa, atribuindo aos sócios majoritários a responsabilidade pessoal pelo rombo contábil.

A justiça do Rio negou recurso do Safra para suspender a recuperação judicial da varejista e suspendeu o bloqueio de R$1,2bi do BTG de recursos da empresa.

EUA enfraquecendo e Europa se fortificando

Com a economia americana dando sinais de fraqueza e instabilidade e a Europa vindo com sinais mais fortes o poder monetário começa a mudar de rumo, fortalecendo muito mais os emergentes e enfraquecendo o dólar.

Estrangeiro surfa na SELIC alta para “Smart Money”

Quanto mais stress político e não econômico, melhor para os estrangeiros. Enquanto o Lula aqui, fica criando medidas para subir a inflação, afasta a possibilidade do juros cair, logo, o investidor estrangeiro surfa com essa possiblidade do smart money. Pegar dinheiro nos EUA a 3% e investir aqui a quase 14%. Enquanto as reservas de dólar do país são altas, gera estabilidade para que esse movimento aconteça. O que explica o dólar baixo e a enxurrada de capital estrangeiro.

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.